Foi no início da década de 90 que nasceu a Timbalada, diretamente do Candeal, bairro que também tem como filho o criador da banda, Carlinhos Brown. Ao idealizar o grupo, que posteriormente se tornou um tradicional bloco afro de Salvador, a intenção do cantor era dar protagonismo aos moradores da comunidade e ao timbal, instrumento sempre presente em suas produções.
Com 33 anos de história, a percussão da Timbalada tem sonoridade própria, que se tornou marco na musicalidade baiana. Consolidados no repertório da folia, os sucessos da banda são vários, entre eles: 'Beija-flor', 'Margarida Perfumada', 'Toque de timbaleiro', 'Mimar você' e o clássico grito 'Água mineral'.
Quem acompanhou boa parte da trajetória da banda e do bloco foi o vocalista Denny, que entrou no projeto durante sua segunda formação, em 1997. Para o cantor, a Timbalada não é só uma banda, mas uma faculdade musical e de vida. "Tudo que eu sei hoje foi a Timbalada que me proporcionou. Tudo na vida, em relação a todo tipo de conhecimento musical, cultural, línguas", afirmou o artista ao Metro1.
O primeiro desfile do bloco aconteceu dois anos antes da chegada de Denny, no auge do Papa Léguas, Camaleão e Asa de Águia. Apesar de ser novidade, o bloco alternativo conseguiu vender todos os abadás naquele ano. Uma das compradoras foi a foliã Juliana Guedes, que descreveu sua relação com a banda como de “identificação e amor”. “A Timbalada tem uma importância ímpar para o Carnaval de Salvador, já que agrada a um público diverso e consegue dar mais visibilidade à ancestralidade dos tambores”, disse Juliana, que também é fã de longa data do Olodum.
Além das canções
Não foram só as músicas da Timbalada que marcaram a população. As pinturas corporais, inspiradas nos povos indígenas, viraram febre entre foliões e turistas. O centro cultural Candyall Gheto Square, que antes servia apenas para o ensaio da banda, cresceu e passou a receber outros eventos e shows, movimentando o comércio local. Além disso, o trabalho social de mais destaque vinculado à Timbalada é a Associação Pracatum, que promove ações educacionais para profissionalizar moradores do Candeal Pequeno.
Carnaval 2024
Em 2024, a aposta da banda para o Carnaval é a música 'Recua', composta por Buja, Capacete e Denny. O vocalista explicou que a ideia da canção surgiu após um show, enquanto pensavam na movimentação da pipoca, vista de cima do trio. "[A música] é sobre o empurra empurra de Salvador. Tem uma parte que fala 'lá vem os homens', por isso que o nome da música é 'Recua' e não Empurra, porque quando os 'homens' passam todo mundo abre, todo mundo Recua, se comporta", explicou Denny.
"Carnaval sempre foi isso, empurra, recua, sobe, desce, tropeça, levanta, vai de novo e sorri", acrescentou o cantor. "Espero que neste ano todo mundo seja feliz, como sempre foi, sempre pensando e agindo em paz, com vontade somente de querer brincar."
Fonte: Metro1
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social