Boxeadora desiste de luta ao descobrir que adversária é mulher trans e causa polêmica

Por EmPauta.net 20/11/2023 - 20:43 hs
Foto: Reprodução

Uma boxeadora desistiu de um torneio no Canadá após ser informada que sua adversária seria uma mulher trans. Ela alegou que temia por sua segurança. Katia Bissonnette, de Saguenay, disse que recebeu apenas com uma hora de antecedência o comunicado que seu confronto seria com a lutadora transgênero Mya Walmsley. O duelo faria parte do Campeonato Provincial Golden Glove de 2023, em Victoriaville, Quebec. O caso foi publicado no domingo (19/11), no Daily Mail.

Bissonnette desistiu no último segundo após saber a identidade de Walmsley, que foi declarada vencedora por omissão.

“As mulheres não deveriam ter que arcar com os riscos físicos e psicológicos trazidos pelas decisões de um homem em relação à sua vida pessoal e identidade. Deveria haver duas categorias: homem biológico e mulher.”, disse Bissonnette à Reduxx.

Bissonnette também citou um estudo da Universidade de Utah que descobriu que os homens podem socar 163% mais forte do que as mulheres. Estudos sobre a força das mulheres transexuais sugerem que os bloqueadores hormonais podem reduzir ligeiramente esta vantagem biológica.

De acordo com o Boxing Canadá, a identidade de um lutador trans não deve ser divulgada se uma transição for realizada antes da puberdade para evitar a discriminação. Walmsley é originária da Austrália e sua história não era conhecida.

Bissonnette afirma que o arquivo de Walmsley indica “zero brigas como mulher” no Canadá. De sua parte, Walmsley criticou Bissonnette por revelá-la publicamente, em vez de abordá-la diretamente para obter uma resolução.

“Esse tipo de comportamento coloca os atletas em risco de serem excluídos ou de receberem ataques pessoais com base em boatos”, disse Walmsley em comunicado.

“Temo que esse tipo de acusação possa eventualmente ser usado para deslegitimar atletas da categoria feminina e justificar regulamentações arbitrárias e invasivas”, acrescentou Walmsley.

O Comitê Olímpico Internacional decidiu anteriormente que mulheres trans poderiam competir em categorias femininas se reduzissem sua testosterona a um determinado nível. Mas Walmsley confirmou que não precisou testar seus níveis antes de se inscrever no campeonato. Ela argumentou que os testes “arbitrários e invasivos” levariam a um beco sem saída para exigir este tipo de testes”.

A polêmica reacendeu o debate em torno da melhor forma de acomodar os competidores trans nos esportes. Fallon Fox, a primeira lutadora abertamente transgênero de MMA, revelou que havia fraturado o osso de uma competidora durante uma luta antes de sua aposentadoria do esporte. Tamika Brents quebrou um osso orbital, que Fox apontou ser uma lesão comum no esporte, independentemente do sexo.

Fonte: Informe Baiano