Parabéns Petrolina: A cidade que orgulha Pernambuco completa 128 anos

Por EmPauta.net 21/09/2023 - 12:04 hs
Foto: Emerson Leite / Ascom PMP

“Hoje, Petrolina completa 128 anos. E nesta data especial, quero compartilhar com vocês algumas reflexões sobre nossa cidade, sobre o amor que tenho por ela e sobre o que construímos juntos ao longo desses anos. Desde que assumi a prefeitura em 2017, meu compromisso foi claro: fazer de Petrolina um lugar melhor para todos nós. E hoje, olhando para trás, vejo com orgulho o que alcançamos até aqui junto com a gestão do prefeito Simão Durando.

Nossa cidade se transformou, e os números falam por si. Petrolina é agora a terceira maior cidade de Pernambuco, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Superamos cidades como Caruaru e Olinda, o que é um feito incrível. Mas o que torna Petrolina especial não são apenas as estatísticas, mas sim a qualidade de vida que proporcionamos aos nossos cidadãos.


Petrolina tem a melhor cobertura de saneamento de Pernambuco e a melhor educação pública entre todas as grandes e médias cidades do estado. Nossa política de acolhimento social é uma referência, e nossa gestão trabalha incansavelmente diariamente para melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além das estatísticas, é importante destacar algumas das obras que marcaram a cidade. A duplicação histórica da Avenida 7 de Setembro, a grandiosa intervenção viária na Avenida Honorato Viana (BR-407) e a reforma e ampliação do Centro de Convenções - com a construção do teatro -  são apenas alguns exemplos. Mais de 1.000 ruas foram pavimentadas, saneamento básico chegou à bacia do Dom Avelar, e investimentos em saúde e educação foram significativos, incluindo a construção do Centro de Referência da Criança e do Hospital da Mulher, a Policlínica e novas escolas.

A educação sempre foi uma prioridade para nós, e os resultados mostram isso. Petrolina foi agraciada com o Prêmio IDEPE por ter a melhor educação de Pernambuco, tanto nos anos Iniciais como nos anos finais do Ensino Fundamental. Hoje, somos uma referência nacional em educação, com diversas escolas em tempo integral implantadas na cidade. Acredito firmemente que o poder da educação é transformador, e estamos vendo isso se concretizar em nossa cidade.


Recentemente, Petrolina alcançou destaque no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), realizado em parceria com a Endeavor e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O ICE destacou Petrolina como uma cidade próspera para negócios, ocupando a 80ª posição entre as 101 cidades mais populosas do Brasil e ficando atrás apenas da capital Recife em Pernambuco. Isso mostra que empreendedores reconhecem as oportunidades que nossa cidade oferece e são atraídos para cá.

Enquanto celebramos o progresso de Petrolina, reconheço que nosso estado, Pernambuco, enfrenta desafios em várias áreas, como segurança, educação, infraestrutura e saneamento. Os dados e estudos, também divulgados em 2023, mostram que temos muito trabalho pela frente.

Acredito que Petrolina pode inspirar Pernambuco a avançar e superar esses desafios. Estamos fortalecendo ainda mais nossa cidade, preparando-a para enfrentar os desafios do futuro e construir uma cidade próspera e sustentável para todos os seus habitantes.

Quero agradecer a todos que fazem de Petrolina essa grande cidade e um orgulho para Pernambuco. Esta jornada está longe de terminar, e estou ansioso para ver o que o futuro reserva para nossa querida cidade. Parabéns, Petrolina, pelos seus 128 anos!”

Fonte: Ascom