Juazeiro anuncia cadastramento para emissão da Carteira de Identificação para autistas

Por EmPauta.net 04/08/2023 - 17:03 hs
Foto: Ilustrativa

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), inicia a partir da próxima segunda-feira (07), o cadastramento para emissão da Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O cadastro será feito seguindo a ordem alfabética do primeiro nome da pessoa com autismo.

A CIPTEA, instituída no município através da Lei 3.118/ 2023, garante direitos como, a prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento será disponibilizado a crianças e adultos independentemente do grau de autismo.

Segundo a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Lorena Andrade, a estimativa é que sejam emitidas cerca de 500 carteiras. “Para oferecermos agilidade e conforto às pessoas com autismo e seus responsáveis, resolvemos dividir o cadastramento em blocos, seguindo a ordem alfabética. Caso uma família tenha mais de uma pessoa com o espectro ela poderá fazer o cadastro de todos no mesmo dia. Por exemplo: Uma mãe tem dois filhos, um com o nome que comece com a letra A e outro J, ela poderá fazer os dois cadastros em um único dia” explicou.

Calendário para cadastramento

Os cadastros serão realizados na Secretaria de Saúde, localizada no Shopping Águas Center, na avenida Adolfo Viana, S/N, das 8h às 14h, seguindo o cronograma abaixo:

Nome iniciado com a letra A: 07 a 09 de agosto

Nome iniciado com a letra B: 10 de agosto

Nome iniciado com a letra C ou D: 11 e 14 de agosto

Nome iniciado com a letra E ou F: 15 a 16 de agosto

Nome iniciado com a letra G: 17 de agosto

Nome iniciado com a letra H ou K:  18 de agosto

Nome iniciado com a letra I ou J: 21 a 23 de agosto

Nome iniciado com a letra L: 24 e 25 de agosto

Nome iniciado com a letra M ou N:  28 e 29 de agosto

Nome iniciado com as letras O, P, Q ou R: 30 e 31 de agosto

Nome com as letras S, T, U W, Y ou Z: 01, 04 e 05 de setembro

Documentos

Para realizar o cadastro a pessoa autista ou seus responsáveis precisam levar os seguintes documentos: Laudo Médico que aponte o Transtorno do Espectro Autista, CPF, RG ou Certidão de Nascimento, comprovante de endereço, uma foto 3x4 recente e RG e CPF dos responsáveis.

Lorena Andrade ainda destacou a necessidade do comparecimento da pessoa com autismo no ato do cadastro “Para emissão da carteirinha precisamos colher a assinatura ou impressão digital, por isso é necessário que a pessoa com autismo compareça, mesmo no caso das crianças. Também é necessário informar o tipo sanguíneo para inclusão da informação no documento”, comentou.

Fonte: Ascom