Invasão do MST em Petrolina coloca em risco áreas de preservação e animais ameaçados de extinção

Por EmPauta.net 17/04/2023 - 12:17 hs
Foto: Divulgação

Após a invasão de integrantes do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) numa área de preservação da Embrapa Semiárido, ocorrida na madrugada do ultimo domingo, 16/04, a entidade vem demonstrando preocupação com a ação dos invasores.

Em nota a Embrapa considera uma ação é inaceitável, tendo em vista que as terras são produtivas e de patrimônio do Governo Brasileiro."

Ainda segundo a nota, o local invadido pelo MST vinha sendo utilizado para instalação de experimentos diversos e multiplicação de material genético.

"Nesta área também acontece o Semiárido Show, feira de grande relevância para os agricultores familiares do Semiárido, posto que as tecnologias que são apresentadas foram desenvolvidas para ambientes de convivência com a seca. O evento recebe mais de 20 mil pessoas e é uma referência em transferência de tecnologias para a região Nordeste. No momento, a área está sendo preparada para receber a 10ª edição da Feira, que acontecerá em agosto deste ano. A invasão já está prejudicando consideravelmente todo o planejamento e execução das atividades previstas.", enfatiza a nota. 

A Embrapa Semiárido está adotando as medidas cabíveis para solucionar a situação. Neste momento, a invasão à área da Embrapa já está trazendo danos à condução de seus trabalhos e ao planejamento da execução de projetos e ações de pesquisa, que incluem parceiros com quem temos estabelecido avanços de cooperação que repercutirão em resultados de alto potencial de adoção junto aos produtores do Semiárido.

Por fim, a invasão traz prejuízos consideráveis a produtores e agricultores familiares da área de abrangência da atuação da nossa instituição, bem como para toda a sociedade.”