Funcionários da ONU deixam a Venezuela após ordem do governo Maduro

Pelo menos 12 pessoas de um escritório local deixaram o país no fim de semana

Por EmPauta.net 19/02/2024 - 19:19 hs
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Pelo menos 12 pessoas de um escritório local do Alto Comissariado das Nações Unidas deixaram a Venezuela no fim de semana, depois que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deu três dias para que os funcionários deixassem o país. As informações foram publicadas pela CNN Brasil. 

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, anunciou que a decisão foi tomada, na quinta-feira (15), devido ao papel inadequado do gabinete: "esta instituição tem desenvolvido, que, longe de se mostrar como uma entidade imparcial, tornou-se o escritório de advocacia privado do grupo de golpistas e terroristas que conspiram permanentemente contra o país".

A medida surge após um comunicado da entidade da ONU que manifestou "profunda preocupação" com a detenção da ativista venezuelana Rocío San Miguel, crítica do presidente Nicolás Maduro e acusada de "terrorismo".

Durante o anúncio, ele indicou que a decisão será mantida "até que retifiquem publicamente perante a comunidade internacional a sua atitude colonialista, abusiva e violadora da Carta das Nações Unidas". Gil acrescentou que o governo fará uma revisão dos termos de cooperação técnica descritos na Carta de Entendimento assinada com o comissariado nos próximos 30 dias.

Fonte> Metro1