Deputado quer que Rui Costa explique doação de leite para Cuba

Por EmPauta.net 15/02/2024 - 19:28 hs
Foto: Wagner Lopes / CC

O 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), apresentou, nesta quinta-feira (15), um pedido de explicações ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a doação de 125 toneladas de leite realizada pelo governo brasileiro a Cuba. O Ministério das Relações Exteriores informou, na segunda-feira (12), que além do leite em pó, também serão enviados ao país arroz, milho e soja.

Sóstenes questiona aspectos como “critérios utilizados para a seleção de Cuba como destino específico para o envio desses alimentos” ou “impacto esperado desse envio de alimentos na segurança alimentar e nutricional” para Havana. “Há algum tipo de contrapartida ou acordo estabelecido com o governo de Cuba em troca desse envio de alimentos?”, questiona o parlamentar.

“Como será realizada a supervisão e o monitoramento da distribuição dos alimentos uma vez que cheguem a Cuba? O governo brasileiro ou alguma organização internacional terá um papel ativo nesse processo?”, reitera Sóstenes.

Em nota, o Itamaraty afirmou que “a operação conjunta tripartite alinha-se ao espírito da proposta da presidência brasileira do G20 de estabelecer uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.

Fonte: Ascom