Projeto desenvolvido por ACSs de Sento-Sé é selecionado para 1ª Mostra Nacional de Saúde

Por EmPauta.net 09/11/2023 - 17:47 hs
Foto: Alex Antunes

Sento-Sé estará representada durante a 1ª Mostra 'Saúde com a Gente' em Brasília, que será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro. O projeto elaborado pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) do município, Irani Pereira do Nascimento, Eliene Fernandes de Almeida (autoras); Laiane Rodrigues Vieira e Juvenilde Guabira dos Santos Gomes Moreira (coautoras), além de ser selecionado foi considerado o 12 melhor do estado e ainda ficou entre os 200 melhores do país.

O projeto destaca os impactos do descarte de lixo, às margens no rio São Francisco em Sento-Sé, na saúde humana e será um dos 21 projetos representando a Bahia no evento.


Irani Pereira do Nascimento, uma das autoras do projeto, destaca o orgulho em representar o município num evento nacional e mostrar o seu trabalho. “Pela primeira vez, os Agentes de Saúde de Sento-Sé vão poder mostrar um pouco de seu trabalho em nível nacional. É um orgulho e satisfação imensos mostrar o resultado de um trabalho que foi feito pelos os ACS e ACE de Sento-Sé”, afirmou a autora.

Já Eliene Fernandes de Almeida, também autora, destaca como surgiu o projeto. “A ideia do projeto veio a partir da conclusão do curso técnico que nós participamos, e logo em seguida o Ministério da Saúde com o Conasems e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriram as inscrições para essa primeira amostra nacional. Fomos movidas pelo desafio”, conta Eliene.

O Projeto - “O descarte de lixo, às margens no rio São Francisco em Sento-Sé Bahia: impactos na saúde humana”, consiste numa ação educativa sobre o descarte do lixo, realizada às margens do rio São Francisco em Sento-sé para abordar esse problema que vem causando doenças à população ribeirinha e a preservação do rio que é um importante recurso natural, e a conscientização sobre os impactos do descarte inadequado de lixo nas margens do rio que vem afetando a saúde das comunidades tais como: infecções gastrointestinais, doenças respiratórias, dermatológica, zika, dengue, chikungunya, câncer e outras. A mesma ocorreu no período chuvoso, onde o nível do rio sobe cobrindo as margens.


1ª Mostra 'Saúde com a Gente' - A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Conasems e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Mostra acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023 em Brasília-DF e tem como objetivo dar visibilidade às práticas de fortalecimento da integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, promovidas pelas ações realizadas pelos ACE e ACS, estudantes do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (CURSOS TÉCNICOS), fomentando a troca de experiências bem sucedidas nos diversos territórios.

Fonte: AScom