Sento-Sé celebra 47 anos de história sendo considerada uma cidade de oportunidades e em pleno desenvolvimento

Por EmPauta.net 16/10/2023 - 09:41 hs
Foto: Divulgação Ascom

Desenvolvimento, riquezas naturais, um polo de oportunidades, são palavras que representam Sento-Sé em seus 47 anos de história, celebrados neste 16 de outubro. Uma cidade que desponta no cenário nacional como um polo em desenvolvimento é a primeira no coração de quem a escolheu como lar.

Fundada por desbravadores portugueses, a cidade antiga que em 1976 foi inundada pela barragem de Sobradinho, deu lugar a uma nova cidade planejada, mas que preservou as raízes e acolheu pessoas de diferentes regiões e se orgulha do título de “Capital do Bioma Caatinga”.

Na condição de filha e prefeita do município, Ana Passos, destaca o orgulho em ser Sentoseense e trabalhar para desenvolver políticas públicas que tragam desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população. “Me realizo vivendo para trabalhar para a cidade que representa a minha origem, uma cidade rica e com um potencial imensurável que a cada dia me encanta e me motiva fazer dela um lugar ainda melhor, com mais oportunidades e com foco em torná-la protagonista no cenário estadual e nacional. O dia hoje é de comemorar, mas também de agradecer a Deus por tudo que já fizemos até aqui e por nos tornar capaz de buscar fazer sempre o melhor para Sento-Sé”, pontuou a prefeita Ana Passos.


Sento-Sé um canteiro de obras e investimentos

A gestão Ana Passos promoveu nos últimos anos uma verdadeira transformação na cidade ao requalificar escolas e unidades de saúde na sede e interior, pavimentar ruas em diferentes bairros, investir na ampliação das redes de abastecimento de água potável, realizar de forma constante a manutenção das estradas vicinais com os serviços de patrolamento, promover uma educação de qualidade através de investimentos como a capacitação dos seus profissionais e a entrega gratuita de fardamento e material aos seus alunos, construir quadras poliesportivas e praças, além de realizar serviços básicos como a limpeza e manutenção diária de toda a cidade, tudo isso pautado por um olhar sensível e humanizado ao fazer gestão para cuidar de pessoas.


Riquezas Naturais

Sento-Sé é dona de uma vasta riqueza natural, como: belas praias de água doce, um solo em que se plantando tudo dá, e hoje é polo de instalação de eólicas, atraindo investimentos em energia limpa e renovável, colocando-o no estado como um dos municípios que mais têm investimentos provenientes de parques eólicos. Tem ainda as riquezas minerais, onde o município é destaque e referência com seus cristais, ametistas, rutilo; minérios metálicos: cobre, galena e ferro; pedras ornamentais: quartzo e quartzito; mármore de todas as cores com destaque para os mais nobres, como o mármore branco e o preto absoluto. Além de ouro, esmeralda e manganês.

História

Situada no Norte da Bahia, foi fundada por desbravadores portugueses, uma região habitada por índios Centoces, passou por diversas mudanças de nome, até se consolidar como Sento-Sé em 1934. Em 1976, a cidade antiga foi inundada pela barragem de Sobradinho, dando lugar à nova e atual cidade. Santo Sé conta com sete distritos e carrega consigo uma rica herança cultural que remonta em tempos coloniais, um lugar onde a natureza se encontra com a história, oferecendo para os visitantes uma experiência única que abrange tanto a exuberância da paisagem como a profundidade de suas raízes históricas. É um destino que convida a explorar e descobrir os segredos dessa alegria no coração da Bahia.

Fonte: Ascom