Documentos do governo americano mostram preocupação com postura do Brasil com China, Rússia e Irã

Arquivos da inteligência americana foram divulgados pelo Washigton Post

Por EmPauta.net 01/05/2023 - 21:32 hs
Foto: Alan Santos/PR

Uma série de documentos vazados pelo jornal americano americano Washington Post mostram que os Estados Unidos estão preocupados com a maneira como o Brasil tem lidado com os recentes conflitos entre Rússia e Ucrânia e EUA e China. Os documentos que são da inteligência americana e foram divulgados pelo jorna apontam sucessivos acenos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a rivais geopolíticos dos americanos.

Em um dos documentos, por exemplo, a inteligência americana cita o interesse de Lula em formar um “bloco de paz mundial” para mediar os interesses dos EUA e da China e intermediar o fim dos combates na Ucrânia.

O jornal americano ainda  mostra documentos que tratam do recebimento pelo Brasil de dois navios de guerra do Irã, principal rival geopolítico dos EUA no Oriente Médio. As embarcações estavam listadas no programa de sanções dos americanos.

Os dois navios ficaram por uma semana no Rio de Janeiro, no início de março, apesar de críticas dos EUA e de Israel. Segundo os documentos, o Pentágono avaliou que Lula “provavelmente aprovou a escala para reforçar sua reputação como mediador global e polir a imagem do Brasil como uma potência neutra”.

Fonte: Metro1