"Sou a favor que acabem as indicações políticas para o Tribunal de Contas", diz Lídice da Mata

Por EmPauta.net 17/03/2023 - 12:45 hs
Foto: Reprodução

A  deputada federal Lídice da Mata (PSB) defendeu a extinção das indicações políticas para os tribunais de contas. Em entrevista ao Jornal da Cidade, na Rádio Metropole, a política defendeu que os cargos sejam técnicos. 

"Eu sou a favor que acabem as indicações políticas para o Tribunal de Contas", declarou Lídice. "Quantos ex-deputados que não exerceram nenhuma função pública, não foram prefeitos, não estiveram no executivo, hoje são conselheiros tanto do Tribunal de Conta dos Municípios, quanto do Estado e da União? Os tribunais, infelizmente, têm esse conteúdo político, não é um tribunal técnico, como em outros paises", provocou.

Na entrevista, a deputada sustentou também a abolição do cargo de primeira-dama. De acordo com Lídice, a função é machista e ultrapassada. Em dezembro de 2022, o cargo foi extinto no Chile após a renúncia da cientista social Irina Karamanos, namorada do presidente do país, Gabriel Boric.

"Eu defendo, como feminista, que deveria acabar com esse negócio de primeira-dama. Eu não vejo nenhum sentido, no século 21, nós mantermos uma mulher fazendo trabalho voluntário quando, eventualmente, ela tem uma profissão, trabalha e recebe dentro disso. [...] Por que a nossa primeira-dama atual [Tatiana Velloso], que é vice-reitora de uma universidade, vai ter que parar para fazer um trabalho voluntário no governo, deixar a sua profissao? Isso é o que nos temos que superar", disse.

Fonte: Metro1