Projeto pedagógico inclui estudo sobre cultura dos povos africanos no cotidiano do ensino da rede municipal de Juazeiro

Por EmPauta.net 24/02/2023 - 17:01 hs

Com programação especial, a gestão da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, recebeu nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a equipe de professores e coordenação pedagógica da unidade de ensino para planejar o percurso pedagógico do ano letivo de 2023, refletindo sobre o legado dos povos africanos no cotidiano da escola e na Educação pública e infantil.

Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação inaugura o início das atividades letivas na unidade de ensino que, por meio do projeto ‘Viajando na Estação eu giro o mundo e construo saberes’, abordando o tema: ‘Heranças da África’. Este ano, a proposta pedagógica propõe desenvolver discussões acerca de aspectos ligados à representatividade, ancestralidade, identidade territorial, entre outras temáticas que façam referência à cultura africana.


A programação contou com várias atividades, entre dinâmicas, exposição de palestras, música, distribuição de lembrancinhas e degustação de alimentos de origem africana, como acarajé, vatapá, canjica, entre outros. Na ocasião, a coordenadora municipal das Escolas de Tempo Integral e Referência, Gerlane Fernandes, ministrou uma conversa sobre as estratégias pedagógicas que deverão ser desenvolvidas a partir do tema proposto, e comentou sobre o propósito da escolha. “Trazer para a sala de aula conteúdos que discutam o tema ‘Heranças da África’, possibilita que nossos alunos tenham conhecimento sobre outras culturas, entendendo as diferenças de costumes, raça, língua, entre tantos outros aspectos, e com isso também, estimular que eles identifiquem o que herdamos da cultura africana, reforçando as relações de respeito e valorização das culturas”, conclui Gerlane.

De acordo com a gestora da escola, Virna Sarissa, a ideia é criar um ensino de aprendizagens significativas, capaz de construir conhecimento a partir da aproximação com outras culturas. “Em 2022 o projeto ‘Viajando na Estação eu giro o mundo e construo saberes’ trabalhou a cultura e história de Juazeiro, trazendo conhecimentos regionalizados, o ponto de partida para essa viagem foi a descoberta da história da Estação, do prédio em que funciona a Escola e das pessoas envolvidas. Este ano de 2023 optamos por ampliar as discussões e decidimos fazer um recorte sobre a África”, disse a gestora.


Virna destacou ainda, que o projeto estimula a curiosidade das crianças, que passam a ter a oportunidade de conhecerem novas culturas, costumes e curiosidades. “As professoras alfabetizadoras e os professores da base diversificada, estimulam que as turmas pesquisem e compartilhem histórias e trabalhos dentro da temática proposta, fazendo perguntas, buscando respostas, manifestando opiniões sobre acontecimentos e compartilhando muitas ideias. Durante o ano letivo será estabelecido relações entre as características da Estação, de Juazeiro, da Bahia, e da África, estudando cada um, com o objetivo de valorizar a diversidade dos povos. Será um período de descobertas, com muita pesquisa e exploração de novos saberes. Estamos entusiasmadas com esse projeto”, completou a gestora.

Fonte: Camila Santana – Ascom/ Seduc/ PMJ