SIAFIC é tema de reunião realizada pela Prefeitura de Sento-Sé

Por EmPauta.net 14/01/2023 - 23:16 hs
Foto: Leonardo Costa

A Prefeitura de Sento-Sé, através da Controladoria Interna do Município, realizou na manhã desta sexta-feira (13) uma reunião com funcionários representantes de algumas secretarias da gestão municipal, para dialogar sobre o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC) no município.

A reunião aconteceu na sede da Prefeitura de Sento-Sé e teve como objetivo apresentar, esclarecer detalhes do funcionamento, importância e peculiaridades do sistema.

Além dos servidores municipais, a Controladora Interna do município, Roberta Torres, esteve presente na reunião e destacou o compromisso da gestão municipal. “Estamos atentos as novas leis, desta forma a gestão da prefeita Ana Passos está cumprindo as metas do Plano de Adequação conforme o Decreto federal”, ressaltou Roberta Torres.

O SIAFIC -  é um sistema único e integrado de contabilidade que será adotado pela área pública, a partir de janeiro de 2023, por força do Decreto 10.540/2020, publicado pelo Governo Federal em 2020. A plataforma engloba o conjunto de rotinas, procedimentos e requisitos ao funcionamento dos setores e entidades. Por isso, deve ser utilizado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como pelos órgãos de cada ente a partir de base de dados compartilhada e integrada aos demais sistemas, como o patrimônio.


Vale destacar que o Poder Executivo de todas as esferas (Municipal, Estadual e Federal) terá a responsabilidade de manter e gerir o SIAFIC. Nos municípios, a manutenção ocorre por meio das prefeituras e o mesmo deve ser utilizado pelas Câmaras Municipais de cada cidade. Com isso, o Executivo é responsável pela contratação, manutenção, atualização e definição das regras contábeis e das políticas de acesso e segurança das informações. Logo, essas normas são aplicadas aos Poderes e órgãos de cada ente federativo.

Fonte: Ascom