Contemplados pelo Programa Aprova Juazeiro destacam importância da iniciativa para conquista de vagas em universidades

Por EmPauta.net 25/10/2022 - 11:52 hs
Foto: Luan Medrado e Pedro Angelo - Ascom PMJ

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) representa uma oportunidade de mudança de vida para muitos estudantes, através da educação.  A edição 2022 será realizada nos dias 13 e 20 de novembro e os alunos que participam do programa “Aprova Juazeiro” (iniciativa municipal e gratuita, que oferta bolsas de estudos integrais em cursos pré-vestibulares da cidade) já estão em fase final de preparação para as provas e destacaram a importância do programa para a conquista de uma vaga na universidade.  

Mateus Wislard Santos é um dos 200 alunos contemplados pelo Aprova Juazeiro, neste ano. Ele irá prestar o vestibular para Medicina e destacou que o programa facilitou o ingresso de estudantes da rede pública nas universidades e que por isso resolveu participar. “Está sendo uma oportunidade para mim, porque me permite ter clareza do vestibular, do Enem e consegue também me ajudar a otimizar o tempo na hora da prova”, explicou o estudante.

Já Vitória Santana destacou que a expectativa pela aprovação está grande, e que apesar de já ter sido aprovada em Pedagogia, resolveu continuar no programa para tentar a aprovação no curso de Direito. “Está sendo muito bom para mim, porque coisas que eu não consegui aprender durante a pandemia, consegui aqui no cursinho, pelo Aprova Juazeiro”, contou a estudante, que também destacou que iniciativas gratuitas são importantes por permitir o acesso a um curso pré-vestibular para pessoas que têm o sonho de ingressar em uma universidade.


Assim como Vitória, Ana Flávia Monteiro também irá tentar o ingresso no curso de Direito, e reforçou a importância da iniciativa para realização do seu sonho. “Eu espero que, com o preparatório do Aprova Juazeiro, consiga uma boa nota para algum outro curso ou passar em Direito ainda este ano”, contou Ana Flávia, reforçando a importância do programa para quem não tem condições financeiras de pagar um curso pré-vestibular. “Eu não tinha condições de pagar um cursinho. Foram na minha escola, entregaram o panfleto para a gente fazer a inscrição, deu certo e hoje estamos aqui, eu e meus amigos”, finalizou a estudante.

O programa

A iniciativa visa oportunizar aos estudantes da rede pública de Juazeiro, o acesso a bolsas de estudo integrais em cursos pré-vestibulares, a fim de viabilizar o ingresso em universidades. Podem participar estudantes da rede pública de Juazeiro, matriculados na 3ª série do Ensino Médio, ou que concluíram em escolas públicas do município. Em 2022, houve uma ampliação do número de bolsas para 200, cerca de 75% a mais do que no ano anterior.

Fonte: Ascom