PT quer Simone Tebet na Agricultura, mas senadora prefere outro ministério

Por EmPauta.net 20/10/2022 - 17:46 hs
Foto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT) quer retribuir o apoio da senadora Simone Tebet (MDB), em caso de vitória do ex-presidente Lula no segundo turno, com a possibilidade de comandar o Ministério da Agricultura. No entanto, a senadora quer chefiar outra pasta.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, Tebet quer o Ministério da Educação. No entanto, o PT tem planos para a pasta e não pretende cedê-la a partidos aliados.

A senadora, que ficou em terceiro lugar na disputa, se tornou cabo eleitoral do ex-presidente no segundo turno. Ela é vista pela campanha de Lula como um trunfo político para conquistar votos de indecisos.

Simone não condicionou seu apoio a Lula no segundo turno a cargos, mas pediu que, se eleito, o ex-presidente incorpore algumas propostas na área social, como a criação de uma poupança de R$ 5 mil ao jovem que concluir o ensino médio, além de período integral para alunos de cursos técnicos. As propostas foram defendidas por ela no primeiro turno da campanha. 

Vale lembrar que a pasta da Educação é bastante simbólica para os governos do PT. Por exemplo, nos governos Lula, e nos primeiros 15 meses da gestão de Dilma Rousseff, a pasta esteve nas mãos do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, hoje candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes.

Aloízio Mercadante, atual coordenador do programa de governo de Lula, também foi ministro da Educação sob o comando de Dilma.

Haddad, inclusive, é cotado, caso perca a eleição estadual em São Paulo, a voltar a comandar a Educação. Segundo o jornal, ele tem cido citado também para outras pastas, como Casa Civil e Economia.

Fonte: BNews