Anitta e Netflix são acusadas de fraudarem assinatura de idosa

Por EmPauta.net 02/05/2022 - 15:17 hs
Foto: Reprodução

A Netflix e a Conspiração Filmes lançaram, em 2020, o documentário Made In Honório, que conta a trajetória de sucesso da cantora Anitta. Entretanto, algum tempo depois de ir ao ar, Maria Ilza de Azevedo Silva, de 74 anos, que aparece na atração, entrou na justiça contra as três partes da obra cinematográfica.

Isso porque a idosa aparece em um episódio da trama. De acordo com Maria, o momento foi transmitido sem a sua permissão. Outro ponto que também teria irritado a senhora foi o fato de ter sido tratada como uma invasora.

O Notícias da TV teve acesso a alguns documentos do processo e compartilhou que a defesa da fã de Anitta apresentou um laudo que atestaria que a assinatura do suposto termo de autorização, datado de 5 de outubro de 2019, havia sido fraudada. Uma perita particular, contratada pela família da senhora, endossou a suposta falsificação.

O caso

Em um episódio da série Made In Honório, Anitta aparece se preparando para sua apresentação no Rock In Rio 2019. Em determinado momento, Maria Ilza de Azevedo Silva aparece na sala da cantora. A senhora foi levar uma roupa feita à mão para a Poderosa. Elas se abraçam e a fã diz que é um prazer estar ali.


Entretanto, a estrela não gostou nada de ver a senhora naquele local e reclamou para as câmeras. “É isso. Isso é o que acontece na minha casa. De repente, eu olho e tem uma fã sentada no sofá. Quem chamou?”, explicitou. O equívoco teria sido causado porque Anitta esperava um figurino para a apresentação no festival. Miriam Macedo, mãe da cantora, explicou o problema.

Em janeiro de 2021, com o processo já em andamento, Maria Conceição e Gabriela Pinheiro, filha e neta de Ilza, afirmaram que não houve qualquer assinatura de termos e exigem que o quinto episódio da produção seja retirado do ar.

“Não menos importante destacar que a retirada do episódio pleiteado do ar não traz nenhum prejuízo às rés, tendo em vista que a série possui outros episódios. Do mesmo modo, bastaria a ré trazer o contrato de cessão de imagem e autorização para sua veiculação que o vídeo retornaria imediatamente para o ar, ou seja, a medida é absolutamente reversível”, diz um trecho da ação.

Processo

Margareth Vieira, perita grafotécnica, analisou as assinaturas de alguns documentos de Maria Ilza, assim como diversos padrões de grafismos feitos em um caderno e afirmou que o termo havia sido fraudado.

Esta perita conclui que a assinatura aposta não partiu do punho escritor de Maria Ilza de Azevedo, com relação aos padrões de confronto, tratam-se de documentos públicos e reconhecidamente autênticos, inclusive contemporâneos, sendo humanamente impossível, sob a ótica grafotécnica, tantas divergências entre as assinaturas questionadas e os padrões de confronto, a que vem ratificar ainda mais a conclusão técnico científica desta perita”, completou Margareth.

A última atualização do caso foi no dia 13 de abril, quando o juiz Josué de Matos Ferreira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pediu uma nova perícia nas assinaturas. Um profissional foi designado para a análise e teria 30 dias úteis para concluir o trabalho.

O Metrópoles entrou em contato com a assessorias de imprensa da Anitta. O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos. A Netflix informou que não comenta processos em andamento.

Fonte: Metrópoles