Receita de Moqueca de Jaca

Por Sylvio Ranzuny

Por Silvio Ranzuny 28/06/2021 - 16:52 hs

Você já comeu uma moqueca de Jaca?

Para alguns estudiosos da gastronomia brasileira, a origem da moqueca brasileira remontaria à peixada trazida pelos portugueses, à qual os africanos teriam acrescentado ingredientes da sua tradição culinária. Contudo, é importante lembrar que os indígenas tinham, no peixe, um alimento de extrema importância, assim como a farinha de mandioca. Tal associação – peixe e farinha – conservou-se na combinação da moqueca com o pirão.

Existem várias histórias sobre a origem deste prato tão famoso que é a moqueca. Nessa receita apresento mais uma variação da queridinha, claro que de um jeito diferente em que para muitos causa espanto por causa da sua composição, a moqueca de jaca e apenas uma iguaria brasileira e traduz muito das nossas origens indígenas, africanas, e dos sabores do Brasil.

Sobre as Variações da Moqueca:

O seu surgimento ainda é muito discutido e representa quase que uma briga entre os estados da Bahia e Espirito Santo. Nós baianos afirmamos que a receita original é proveniente da Bahia, composta por azeite de dendê e leite de coco. Já os capixabas, dizem que a moqueca é um prato tradicional do Espírito Santo. 

Moqueca Capixaba

A moqueca Capixaba, também é uma queridinha, possui traços indígenas mais aparentes em seus ingredientes. Sendo a grande atração do prato os camarões, jambu e o peixe amazônico ‘filhote’. Ela tem um gosto um pouco mais suave do que a moqueca baiana, e sua composição é um pouco mais leve também. 

Mas é deliciosa IGUAL!

Moqueca Baiana

Já a nossa moqueca baiana, possui uma influência africana maior em sua composição. Nessa receita é utilizado o leite de coco e o azeite de dendê, típicos da região. Os peixes utilizados para fazer o prato podem variar entre: dourado, cação, badejo e robalo e outros, mais o interessante é que podemos fazer da moqueca muitas variações até mesmo sujestões veganas, nessa receita leva jaca como ingrediente principal bastaria retirar os camarões e ela seria um prato vegano.

Assim deixo aqui esta receita maravilhosa de jaca com camarão que fiz com muito carinho, agradeço a todos que leem minhas receitas e reproduzem em suas cozinhas, costumo dizer que gastronomia é alquimia dos sabores, nela podemos surpreender as pessoas pelo paladar.

Vamos à receita!

Moqueca de jaca com camarão.

Ingredientes: 

500g de jaca ( Não pode ser muito madura) 

400g de camarão catado

02 cebolas

01 pimentão usei metade vermelho e metade amarelos 

03 tomates grandes

Cheiro verde a gosto

04 dentes de alho

02 limões

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite de dendê

Azeite doce

500ml de leite de coco


Modo de preparo: 

Primeiro corte os tomates, os pimentões e as cebolas em rodelas, reserve.

Em seguida pique o cheiro verde e o alho, reserve

Tempere os camarões com sal, pimenta do reino um pouco do alho picado. 

Em seguida tempere a jaca da mesma forma, reserve.

Em uma  frigideira com um fio de azeite, distribua a jaca e os camarões, agora comece a colocar a cebola em rodelas separadas, em seguida os pimentões, os tomates e por último o cheiro verde.

Despeje o leite de coco por cima de toda a frigideira e deixe descansar por 10 minutos.

Após o descanso, ligue o fogo e assim que começar a ferver ponha o azeite de dendê. Obs: Muito azeite pode deixar a moqueca forte demais e roubar o sabor da jaca. 

Assim que ferver ao ponto dos temperos murcharem desligue o fogo, sua moqueca está pronta. 

Sugestão: Servir com o pirão do próprio caldo e arroz soltinho.


É isso aí pessoal! Espero que tenham gostado e, se tiverem dúvidas, comentem abaixo. Até mais!