Comidas típicas das festas juninas: qual o valor nutricional?

Por Carine Oliveira

Por Carine Oliveira 23/06/2021 - 12:50 hs

A culinária típica das festas juninas envolve alimentos geralmente à base do milho como milho cozido, assado, ou no preparo de alimentos como pamonha, canjica, mugunzá, bolo de milho, além do tradicional amendoim, seja ele in natura ou na forma de paçoca e pé-de-moleque.


O milho é cultivado geralmente no mês de março (para pessoas mais tradicionais o plantio e realizado dia 19 de março, o dia que se comemora o dia de São José na igreja católica) e a colheita é realizada no período das festas juninas. O período comumente mais chuvoso nessa época do ano favorece a produção desse alimento.

O principal nutriente encontrado no milho é o carboidrato (Em 100g de milho encontramos cerca de 25g de carboidrato), mas também contém boa quantidade de fibras além de alguns compostos antioxidantes como a luteína e a zeaxantina.


O amendoim por sua vez, outro alimento muito presente nas festas juninas, é fonte de gorduras de boa qualidade e fonte de proteína, além de outros nutrientes como zinco, ácido fólico, magnésio, vitaminas B e E, fibras solúveis e insolúveis. No entanto, o seu alto teor de gordura o torna um alimento altamente calórico (100g de amendoim tem aproximadamente 470kcal), devendo ser consumido com cautela se o objetivo é evitar o excesso de calorias.

Então, se você quer aproveitar o período das festas juninas sem exagerar anota as dicas abaixo:

1. Faça boas escolhas. Prefira sempre alimentos menos elaborados e evite alimentos com muito açúcar ou muito calóricos;

2. Limite o consumo das calorias líquidas, como sucos adoçados, regrigerantes e bebidas alcóolicas;

3. Em vez de “beliscar”, monte seu prato;

4. Coma de forma consciente, respeitando os limites de fome x saciedade;

5. Lembre-se que a festa não se restringe à comida. Então decore a casa para criar o clima junino, coloque uma música e aproveite para gastar calorias caindo na dança!