Como criar uma empresa do zero?

Por Edson Cabral

Por Edson Cabral 15/06/2021 - 20:01 hs

Antes de iniciar um negócio é preciso ter coragem, vontade, disciplina, conhecimento e um recurso financeiro básico para o processo de abertura da empresa; pois num primeiro momento você terá que certificar que sua ideia de negócio é viável. E será necessário construir um plano de negócios, contratar um designer gráfico para criar o projeto de identidade visual, acionar um contador para os registros formais e legais ou contato com o SEBRAE, verificar licenças de funcionamento, contato com bancos para abertura de contas e acionar capital de giro; e criar estratégias para alavancar o negócio. 

Não espere o cenário ideal; comece agir desde já. Tire a ideia do papel e comece o planejamento do negócio. Tenha foco, tenha objetivos e metas claras. Imprescindível a participação em cursos e treinamentos, conversar com pessoas do ramo que você pretende empreender, procurar órgãos de fomento ao empreendedorismo e observar a concorrência com acuidade.

Inicie dando um olhar especial ao planejamento financeiro e planejamento estratégico. Sendo assim, você deverá conhecer muito bem o mercado que irá atuar, criar uma lista de clientes, definir um objetivo alcançável, e bem como é importante criar um site com conteúdo relevante e está em todas as redes sociais possíveis (ter presença online).

Nesta ordem para um negócio prosperar, ter sucesso e se manter ativo, e gerando grandes resultados é preciso aperfeiçoamento de produtos/serviços, atualização constante e a gestão financeira assertiva, principalmente a prática cotidiana do fluxo de caixa.

Segundo o SEBRAE, 7% dessas empresas fecham por falta de lucro, 20% encerram o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo. Essa é a fotografia de que os empresários possuem gestão precária, ineficiente e que utiliza muito mal seus recursos; desencadeando assim um processo de falência ou o fim dos negócios.