Amizade entre mulheres, uma conexão necessária para a saúde física e emocional!

Por Camila Helena

Por Camila Helena 09/06/2021 - 15:07 hs

Esses dias escutei a seguinte frase: "Quem tem um amigo, tem tudo!" 

Na mesma semana, recebi a notícia que uma amiga muito querida está seriamente adoecida, o que me fez ficar bastante reflexiva a respeito da importância da amizade, sobretudo da amizade feminina.

Que a amizade em si é fator importante para a sobrevivência de todo ser humano, isso é muito óbvio... mas o que há de diferente na amizade entre as mulheres?

Muitos estudos e trabalhos realizados por parte do campo da psicologia social e da saúde nos demonstram algo muito particular e interessante nesta relação, já que apontam que a amizade entre mulheres têm um impacto muito mais intenso e positivo que entre os homens, tanto que essa sensação de conexão e cumplicidade estabelecida é um mecanismo muito bom para reduzir o estresse e a ansiedade.

Por outro lado, convém deixar claro um aspecto essencial: não se trata de ter muitas “amigas”, o que mais reverte em nossa saúde e nosso bem-estar é contar com amizades autênticas e significativas, aquelas que apenas cabem nos dedos das mãos.

Para entender como isso funciona, quando uma mulher experimenta ansiedade e estresse durante uma longa temporada, verte-se em sua corrente sanguínea um autêntico “coquetel” de neurotransmissores formado em sua maioria pelo cortisol e epinefrina.

Entretanto, existe um hormônio que também funciona como neurotransmissor e que é a chave para reduzir o impacto destes outros, chamado ocitocina.

A ocitocina, além de combater a produção de cortisol e a epinefrina, nos traz calma, reduz o medo e nos traz uma grata sensação de segurança.

Como as mulheres têm a necessidade genética de se “conectar” com as demais e construir vínculos baseados na empatia e no reconhecimento, ela tende a produzir com mais frequência esse neurotransmissor, por isso a ocitocina costuma estar presente em maior quantidade no cérebro feminino. 

Desta maneira, quando a vida fica difícil,  quando o estresse aparece e os medos ameaçam, a mulher busca a amizade com outras mulheres para regular os medos e conseguir aquela cumplicidade reconfortante, para reduzir angústias e relativizar os problemas.

Vale destacar que a amizade é um aspecto que traz ao gênero feminino aspectos diferentes, e ainda complementares, a uma relação amorosa ou ao vínculo com um familiar.

Se contamos com uma amizade sólida e significativa, sabemos que podemos desabafar pensamentos e emoções sem sermos julgadas. O que as mulheres querem é se sentirem ouvidas e serem compreendidas. 

Para concluir, um círculo de amizades positivo, sólido e respeitoso é a chave da saúde e da plenitude de vida em todos nós, tanto em homens como em mulheres.

No entanto, nelas, esse vínculo emocional é mais intenso e mais necessário. Pois, admitimos, nada é tão terapêutico como tomar um café ou um vinho com as amigas de sempre…

Para finalizar, hoje pude mais uma vez comprovar isso, após ser surpreendida com essa notícia de adoecimento, foi apenas no abraço de uma amiga onde pude encontrar espaço para, enfim, chorar!

Se você tem amigas importantes compartilhe esse texto com elas e deixe a sua opinião aqui nos comentários.

Beijos e abraços,