O Amor próprio e o Amor ao outro

Por Camila Helena

Por Camila Helena 19/05/2021 - 18:38 hs

Quero fazer uma breve reflexão a respeito deste tema, uma vez que muitas pessoas sentem-se incomodadas quando escutam o termo amor próprio, interpretando-o de maneira distorcida.

Embora todos saibamos que o amor não é excludente, ainda existe a crença, sobretudo religiosa, de que se é virtuoso amar os outros e é pecado amar a si mesmo. Considerando que, se amo a mim mesmo, não amo mais ninguém, que este amor é sinônimo de egoísmo ou narcisismo.

Entretanto, considero este pensamento totalmente equivocado, uma vez que o amor por meu próprio Eu é inseparavelmente ligado ao amor por qualquer outro ser.

Afinal, tanto os outros como nós mesmos somos "objeto" de nossos sentimentos e atitudes. Essas atitudes, longe de ser contraditórias, se complementam. Uma vez que, quanto maior for o amor por mim mesmo, maior será a capacidade de amar o outro.

Ou seja, o amor genuíno é uma expressão de produtividade e supõe cuidado, respeito, responsabilidade e conhecimento. Não é um afeto no sentido de ser afetado por alguém, mas um esforço ativo no sentido do crescimento e da felicidade da pessoa amada, arraigada na nossa própria capacidade de amar.

Amar alguém é a realização e a concentração do poder de amar, decorre daí, que meu Eu tem que ser objeto do meu amor tanto quanto outra pessoa. Afinal, como posso compreender a necessidade do crescimento e da felicidade do outro, se não sou capaz de perceber essas necessidades em mim?

Por isso, quanto mais desenvolvermos nosso amor por nós, mais ampliaremos nossa capacidade de amar!

E não seria lindo se todos tivéssemos isso desenvolvido? Vocês já pensaram que muitas coisas iriam melhorar?

Já dizia Jesus, o maior mestre espiritual  para quem é cristão: "Amai o próximo como a ti mesmo", demonstrando neste ensinamento que o amor por si mesmo é tão importante quanto o amor ao outro.

 Assim, deixo aqui o meu convite! Vamos cuidar mais do nosso amor próprio, cuidando do nosso ser em toda a sua integralidade e desta forma, espalhar mais amor pelo mundo!

Lembrando que quando estamos cuidando dos nossos sentimentos, estamos cuidando também de todas as relações ao nosso redor, afinal, quando estamos bem conseguimos estabelecer relações mais saudáveis com todos.

E aí, essa reflexão fez sentido pra você? Escreva aqui nos comentários! 

Beijos e até a próxima!