Seminário vai debater Viabilidade Econômica da Cultura da Pitaya para o Semiárido Baiano

Por EmPauta.net 02/06/2021 - 12:32 hs
Foto: Divulgação/Ascom

Após sugerir que o Governo do Estado inicie estudos para difundir a cultura da pitaya na Bahia, fruto de espécie variada de cactos e nativa de regiões da América Central, o deputado Angelo Almeida (PSB) dá mais um passo para o incentivo a essa produção agrícola. O mandato do parlamentar organizou para o dia 10 de junho um seminário virtual com o tema "Viabilidade Econômica da Cultura da Pitaya para o Semiárido Baiano". 

Dep. Angelo Almeida

Convidado para palestrar sobre o assunto, o engenheiro agrônomo Dejalmo Nolasco irá abordar questões como: origem e história da pitaya no mundo e Brasil; solo adequado e preparo do solo; mudas e variedades; tutores e mourões; plantio; adubação inicial; condução; podas; tratamentos fitossanitários; colheita e mercado. 

Nolasco ressalta que a pitaya é uma das culturas com alta viabilidade econômica, por ter produtividade muito alta por hectare - de 30 a 60 toneladas - e está em falta no mercado. “Dentro de um projeto onde tivermos uma produção de 10 hectares, vamos ter em um ano 300 toneladas, produzindo 30 toneladas por hectares. O preço médio seria de R$ 5,00, então teríamos uma receita de R$ 150 mil por hectariano. Não tem outra frutífera que nos dê essa possibilidade de ganho”, pincelou. E observou que ainda não há variedades de produtos alimentícios e estéticos no mercado brasileiro, por déficit do fruto. “Uma produção maior vai atrair a indústria, as grandes redes de mercado e também a exportação", completou. 

Angelo Almeida acredita que o seminário será uma grande oportunidade de conhecimento, para que pequenos e médios produtores possam ser incentivados a apostar em novas experiências, unindo inovação, produção e sustentabilidade. “As pitayas são muito parecidas com o mandacaru e com a palma, por isso acredito que se adaptará muito bem em nosso semiárido. É uma fruta nobre ainda no mercado brasileiro e seu plantio é muito promissor”, disse. 

Dr. Dejalmo Nolasco

MAIS SOBRE DEJALMO NOLASCO

Doutor em Ciências e Tecnologias de Alimentos, pela Universidade Federal de  Pelotas,  Dejalmo Nolasco é consultor e palestrante especialista  no cultivo de pitayas para todo Brasil, desde o projeto até após a colheita.

Fonte: Ascom