Médicos e enfermeiros da rede municipal de Juazeiro participam de encontro sobre inserção DIU nas UBS

Por EmPauta.net 22/03/2024 - 21:10 hs
Foto: Divulgação Ascom

Cerca de 200 profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participaram de um treinamento onde foi apresentado o novo programa de controle de natalidade da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau). No programa da rede municipal de saúde foi inserido mais um método contraceptivo, o Dispositivo Intrauterino (DIU). O encontro encerrou nesta quinta-feira (21).

Desde o início da gestão, a prefeita Suzana Ramos tem direcionado mais investimentos para a saúde da mulher. No mês dedicado a elas, ações importantes estão sendo implementadas. “Nós iniciamos o mês de março com vários mutirões, inclusive com formato noturno, para atender as mulheres. Não só elas, mas homens também. Esse mês, realizamos o maior mutirão de imagens que Juazeiro já viu e, em sua maioria, as mulheres. Agora estamos implementando mais um método contraceptivo, o DIU, para que as jovens possam escolher com tranquilidade o momento de sua gravidez. E ainda estamos programando implantar a realização de ultrassonografias nas unidades de saúde, algo inédito! Nenhuma outra gestão fez. Sem falar nas cirurgias ginecológicas que são realizadas todos os meses no Hospital São Lucas, laqueaduras, períneo, histerectomia, entre ter outras”, detalhou Suzana Ramos.


A secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo reforça o compromisso da gestão com os avanços na saúde pública e, em especial, com a saúde das mulheres que são a maioria no município. “Estamos implementando diversas ações e programas semanalmente, para que a população comece a sentir todos esses avanços. São mutirões, treinamento, atendimentos especiais, exames, tudo acontecendo ao mesmo tempo. Muitas vezes, o serviço público não consegue mostrar tudo que é feito, mas se formos contabilizar, os avanços são visíveis”, declarou.

Próxima etapa

A partir desta segunda-feira (25), vai ser iniciado um fluxo de inserção de DIU no Hospital São Lucas e após essa segunda etapa, os dispositivos serão colocados nas próprias unidades de saúde. O cronograma nas UBSs ainda será divulgado. “Estamos nessa fase de criar esse fluxo, verificar o público e reunir os profissionais para esse diálogo”, disse a superintendente, a enfermeira Pollyanna Evangelista.