Nestlé compra gigante brasileira de alimentos após aprovação do Cade

Transação ocorre desde setembro de 2023, mas aguardava aprovação do Cade

Por EmPauta.net 10/02/2024 - 10:25 hs
Foto: Divulgação

A aquisição das marcas Kopenhagen, Kop Koffee e Brasil Cacau pela rede Nestlé foi autorizada pela Superitendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nessa sexta-feira (9).

A negociação ocorre desde setembro de 2023, mas aguardava aprovação do Cade. O valor não foi revelado oficialmente, mas o mercado especula a quantia de R$ 4,5 bilhões, segundo informa a reportagem do site Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

A autarquia esclarece, em seu parecer, que: "...há elementos suficientes para afastar a possibilidade de exercício de poder de mercado pela Nestlé". O documento também diz que “a multinacional se comprometeu a não adquirir outro ativo, no período de cinco anos, que represente acúmulo superior a 5% do mercado nacional de chocolates”, diz a matéria.

Ainda, de acordo com o site pegn, o Cade interpretou que nem a Nestlé e nem o Grupo CRM teriam "capacidade ou incentivos para fechar quaisquer dos mercados verticalmente relacionados, de modo que a operação não suscita preocupações concorrenciais", mas a determinação pode ser revista pelos próximos 15 dias ou então será definitiva.

Fonte: Bnews