AD Diper anuncia projetos durante reunião da FIEPE

No evento foi mostrado que as mudanças no Distrito Industrial de Petrolina fazem parte do novo conceito da agência que atua.

Por EmPauta.net 14/05/2021 - 18:20 hs

A expansão do polo empresarial, antigo Distrito Industrial de Petrolina, com atração também de empresas comerciais e a criação de um polo de desenvolvimento econômico no município de Lagoa Grande, foram os temas principais da reunião remota do Conselho Empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE) na tarde desta quinta-feira (13).

No encontro, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - AD Diper, Roberto Abreu e Lima, explicou que as mudanças no Distrito Industrial de Petrolina fazem parte do novo conceito da agência que atua, hoje, com polos empresariais de perfil misto. “São áreas de negócios dinâmicas, zonas comerciais com indústrias de pequeno porte, não poluentes, centrais de distribuição, operadores logísticos, transportadoras e prestadoras de serviços gerais”, ressaltou.


Roberto Abreu também detalhou a criação do polo empresarial de Lagoa Grande, que será implantado em parceria com a prefeitura do município em uma área estratégica de 27 hectares. O terreno foi doado pelo empresário Antonio Calmon, como contrapartida para implantação de uma unidade de distribuição, e o município ficou responsável pelos serviços de saneamento, terraplenagem, eletrificação e a concessão de incentivos fiscais aos futuros empreendedores. “Já recebemos, inclusive, a visita de uma empresa argentina que vai implantar uma fábrica de embalagens para frutas”, adiantou.

Ainda durante a reunião, o gestor da AD Diper, enumerou diversos projetos e ações para o desenvolvimento e diversificação da matriz econômica do Estado. Falou da atração de investimentos produtivos, da melhoria do ambiente de negócios e do apoio aos arranjos produtivos locais. Ao final da explanação, respondeu também sobre pontos importantes como o fomento à inovação, promoção da economia criativa e comercialização de energia elétrica de fontes renováveis no mercado livre.


No encerramento da reunião, o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, agradeceu ao palestrante e a todos os conselheiros regionais, enfatizando a importância dos temas tratados no encontro. “Tivemos um momento muito rico de informações e bastante esclarecedor sobre os pequenos e grandes investimentos que fazem girar a roda da economia em nosso Estado”, concluiu.


Fonte: Clas