Juazeiro investe em curso de ‘reanimação neonatal’ para profissionais da Maternidade Municipal

Por EmPauta.net 09/06/2023 - 11:20 hs
Foto: Divulgação Ascom

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue investindo na qualificação profissional por entender que é fundamental para que os profissionais possam aprimorar suas competências. Este mês cinco profissionais da Maternidade de Juazeiro, participaram do curso ‘reanimação neonatal para recém-nascidos de mães, com mais de 34 semanas’ oferecido pela Sociedade Baiana de Pediatria, em Salvador. 

 A Prefeita Suzana Ramos incentiva a qualificação e o impacto na saúde do município. “Tenho acompanhado nossos números e reduzimos a mortalidade de crianças recém-nascidas. A nossa gestão busca também, investir em mais conhecimento para os nossos profissionais e através deles e do seu aprimoramento, trazer mais qualidade para a saúde da população”, declarou a prefeita.

Segundo o diretor da Maternidade, Eduildson Nunes, os profissionais transferem o conhecimento direto para os serviços na unidade de saúde. “Representa um ganho para a rede de saúde, no sentido de reduzir a mortalidade infantil no município de Juazeiro e Rede PEBA. É uma forma de qualificar ainda mais, o serviço de atendimento ao recém-nascido. Outros cinco profissionais entre médicos e enfermeiros estão em outra formação com a mesma proposta”, destacou o diretor.

A enfermeira obstétrica Érica Góes, uma das integrantes do grupo de profissionais que participaram da formação, acredita que a atualização do profissional, beneficia principalmente a população. “Essas qualificações nos aprimoram, para que os atendimentos fiquem mais seguros, e possibilitem uma assistência melhor para os recém-nascidos. É importante estarmos inovando e agregando para que possamos oferecer os melhores protocolos de atendimento”, analisou.

Reanimação Neonatal

A asfixia perinatal contribui com 30-35% das mortes neonatais, o que representa, em nível global, cerca de 1 milhão de óbitos por ano (Sociedade Brasileira de Pediatria / 2018).

Fonte: Ascom