Juazeiro vai implementar o programa “Consultório na Rua”

A gestão Suzana Ramos tem direcionado esforços para oferecer saúde de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade.

Por EmPauta.net 07/06/2023 - 16:44 hs
Foto: Divulgação

Em mais uma ação com foco na ampliação da oferta dos serviços de saúde à população, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (Sesau), está em ritmo acelerado com os preparativos para implementar o programa ‘Consultório na Rua’, que tem como objetivo oferecer saúde de qualidade para a população que encontra-se em situação de vulnerabilidade.

O secretário de saúde Allan Jones detalhou o processo para a autorização e credenciamento do município no programa. “A prefeitura já aguardava a autorização da portaria pelo Ministério da Saúde, que foi publicada no dia 05 de abril de 2023. Após a publicação, o município de Juazeiro tem até 90 dias para implementação do programa”, informou secretário destacando ainda “que essa á mais uma ação em prol da comunidade, onde a gestão da prefeita Suzana Ramos reafirma seu compromisso com saúde não só de qualidade, mas acessível à toda população”, disse o secretário.

A Superintendente de Atenção Básica do município, Lorena Andrade, detalhou a fase para implementação do consultório. “Estamos na etapa de organização das equipes: identificação dos profissionais e especialidades que estejam no perfil do programa, e seleção de todo o material que será utilizado, incluindo transporte e os locais onde será realizado o programa, que pode ser itinerante e em locais físicos pré-determinados”, destacou Lorena.

Consultório na Rua

A estratégia ‘Consultório na Rua’ foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional. O programa é composto por equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde.

Fonte: Ascom