Explosão destrói barragem na Ucrânia e cidades podem ser inundadas

Com o nível da água subindo, o Ministério de Assuntos Internos pediu a todos na “zona de perigo” que desliguem todos os aparelhos elétricos, levem documentos e itens essenciais.

Por EmPauta.net 06/06/2023 - 13:18 hs
Foto: Reprodução

Uma explosão atingiu na madrugada desta terça-feira (6/6) a barragem de Nova Kakhovka, localizada em uma parte controlada pela Rússia no sul da Ucrânia. Autoridades russas e ucranianas, segundo publicou a CNN, trocam acusações sobre a responsabilidade pelo incidente.

“O exército russo cometeu outro ato de terror”, disse Oleksandr Prokudin, chefe da administração militar da região de Kherson, nomeado pela Ucrânia, em um vídeo no Telegram.

“Ele explodiu a Usina Hidrelétrica de Kakhovka. A água atingirá um nível crítico em cinco horas. A evacuação na área de perigo já começou.”

“Todos os serviços estão funcionando”, acrescentou Prokudin, exortando os moradores ao longo da margem leste do rio Dnipro a “deixarem áreas perigosas imediatamente”.

Por outro lado, conforme a publicação da CNN, uma autoridade instalada pela Rússia em Nova Kakhovka culpou o rompimento da barragem da cidade a ataques ucranianos, segundo a agência de notícias estatal russa TASS.

Um vídeo de drone surgiu na segunda-feira (5/6) mostrando um dilúvio de água jorrando de uma brecha considerável na barragem. O Comando Operacional Sul da Ucrânia confirmou a destruição da barragem em um post em seu Facebook oficial, dizendo que estavam avaliando a escala da destruição e calculando as prováveis ​​áreas de inundação.

EVACUAÇÃO DE CIVIS

Ainda de acordo com a CNN, a polícia e equipes de emergência estão em alerta para evacuar civis de possíveis zonas de inundação enquanto a água jorra da barragem, segundo o Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia em um comunicado nesta terça-feira.

Com o nível da água subindo, o ministério pediu a todos na “zona de perigo” que desliguem todos os aparelhos elétricos, levem documentos e itens essenciais e cuidem de “entes queridos e animais de estimação”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, realizará uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança e Defesa após a destruição da barragem de Nova Kakhovka, disse o secretário do conselho, Oleksii Danilov, na terça-feira.

Fonte: AratuOn