Juazeiro celebra Dia do Meio Ambiente com diversas atividades pela cidade

Por EmPauta.net 05/06/2023 - 22:12 hs
Foto: Ícaro Alexandre/PMJ

Cinco de Junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, para celebrar a data que visa chamar a atenção aos cuidados com o planeta onde vivemos, a Prefeitura de Juazeiro tem realizado uma série de eventos que incluem palestras em escolas municipais, gincanas, blitz ecológica e doação de mudas.

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), em parceria com o Programa Despertar, esteve hoje na Escola Anália Barbosa, no Antônio Guilhermino, falando sobre a importância da coleta seletiva e dos materiais recicláveis.  Para isso, a equipe de serviço social do órgão contou com a parceria do presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais de Juazeiro (Cooperfitz) de Juazeiro, José Ivo dos Santos.


"Desde pequenas as crianças precisam aprender que alguns materiais que descartamos não são lixo e sim, renda para várias famílias. Então, é importante separar papel, vidro, metais e plásticos, pois além de gerar renda, ajuda a não poluir o meio ambiente", explica seu José Ivo dos Santos.

Quem também participou e explicou sobre o caminho que o óleo de cozinha faz se for jogado nas tubulações foi o gerente da empresa Prestlimp, Hércules Ribeiro. “Nós recolhemos recipientes com óleo usado e fazemos todo um processo para que seja transformado em biodiesel. Então, é importante que em casa se coloque o óleo em uma garrafa e não descarte nas tubulações, pois, agride o meio ambiente, polui a água e pode causar entupimento da rede de esgoto”, destacou Hércules.

A técnica ambiental do Setor Social do SAAE, Maria Nilza Rodrigues conversou com as crianças e fez perguntas sobre o aprendizado do dia. Alegres, elas receberam brindes a cada resposta correta. Uma delas foi o José Ribeiro Filho, de 7 anos, aluno do 1º ano. “Eu aprendi que cada material tem que ser jogado no lugar certo e que não pode derramar óleo na pia, vou ensinar a todo mundo lá em casa”, afirmou José.


A ação em alusão ao Dia do Meio Ambiente continua nesta terça-feira (6), das 8h às 12h, o evento acontece na Escola Celso Cavalcante e, das 13h às 17h, na Escola 25 de Julho, ambas no distrito de Mandacaru.

III Gincana Cultural

A Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro João Paulo II, realizou a culminância das atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com a realização da ‘III Gincana Cultural e Interdisciplinar do Dom’, que desenvolveu diversas atividades, integrando informação e muita diversão. A programação contou com a mostra dos trabalhos realizados durante o mês de maio, confecção e exposição de cartazes abordando o combate à poluição e a preservação do planeta, coleta seletiva, cuidados com a horta escolar, entre outras atividades que reforçaram a valorização de ações que promovem a conscientização e responsabilidade socioambiental.


 Blitz Ecológica

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou uma blitz ecológica nas Praças Barão do Rio Branco e Antonílio da França Cardoso nesta segunda-feira (05) com doação de mudas, entrega de panfletos educativos e lixeira ecológica para carros. A ação inicia as atividades da Semana do Meio Ambiente que tem como tema “Meio ambiente ou ambiente inteiro: do que você realmente deseja cuidar?”.

Fonte: Ascom