Após críticas de Rui Costa, deputados pedem que Lula demita o ministro

Durante um evento em Itaberaba (BA), na última sexta-feira (2/6), Rui afirmou que Brasília é uma "ilha da fantasia"

Por EmPauta.net 05/06/2023 - 13:25 hs
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) encaminharam um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (4/6), solicitando a demissão do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), em decorrência das críticas proferidas por ele contra Brasília. 

Durante um evento em Itaberaba (BA), na última sexta-feira (2/6), Rui afirmou que a capital federal é uma “ilha da fantasia”. Essa declaração gerou repercussões negativas entre políticos do Distrito Federal, incluindo o governador Ibaneis Rocha (MDB), que chamou o petista de “idiota”.

“Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, e acrescentou: “Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, disse o ex-governador da Bahia.

No ofício assinado pelos deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP), Joaquim Roriz Neto (PL) e Thiago Manzoni (PL), eles manifestaram “profunda preocupação” com as declarações do ministro e apontaram que as falas levantavam “dúvidas sobre a capacidade de Rui Costa desempenhar suas funções de forma adequada”, além de demonstrarem “falta de respeito pela capital federal”. Os parlamentares solicitaram que o presidente considere a demissão imediata de Rui Costa do cargo.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) reagiu duramente às declarações do ministro Rui Costa, classificando-o como “idiota completo” e afirmando que ele não merece estar onde se encontra. O governador também mencionou o ataque contra o Fundo Constitucional.

Fonte: AratuOn