Juazeiro inova e implementa pagamento do IPTU 2023 por Pix

Por EmPauta.net 05/06/2023 - 12:41 hs
Foto: Pedro Ângelo - Ascom PMJ

Com o objetivo de facilitar a vida do contribuinte, a prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Fazenda (Sefaz) inova e traz este ano uma nova ferramenta para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De forma rápida e conveniente, os juazeirenses este ano podem pagar o seu IPTU através do Pix.

Para realizar o pagamento do IPTU utilizando a transação instantânea, é necessário acessar o site www.juazeiro.ba.gov.br, informar a inscrição imobiliária e o sublote, ou a indicação fiscal do imóvel. Após essa etapa, basta escolher o método de pagamento com PIX e um QR Code será gerado na tela. Em seguida, você deve abrir o aplicativo do banco onde possui conta e selecionar o leitor de QR Code (o leitor utilizado no processo deve ser aquele disponibilizado no aplicativo bancário) e efetuar o pagamento. É importante ressaltar que o pagamento via Pix pode ser utilizado tanto para quitar o imposto à vista como para pagar as parcelas ao longo dos meses.


Onde realizar o pagamento do IPTU

Apesar de o pagamento do IPTU via Pix trazer facilidades para muitos cidadãos, ainda há aqueles que optam por pagá-lo de maneira tradicional. O imposto pode ser quitado em casas lotéricas e nos serviços de internet banking, aplicativos ou terminais de autoatendimento bancários.

Os carnês para o pagamento do IPTU são enviados pelos Correios, mas se preferir evitar a espera, você pode emitir a guia diretamente pelo site www.juazeiro.ba.gov.br. Além disso, há a vantagem de parcelar o pagamento em até 6 vezes sem acréscimo de taxas ou juros. Para quem optar pelo pagamento em parcela única, existe um desconto de 30% disponível até o dia 12 de julho.

Como consultar débitos de IPTU

Para consultar os valores pendentes do IPTU em atraso, é necessário acessar o site da prefeitura de Juazeiro, informar os dados da inscrição do imóvel e o número do contribuinte. Caso tenha esquecido de efetuar o pagamento do imposto, é recomendável resolver a pendência o mais rápido possível, pois contrair dívidas relacionadas a taxas do governo pode causar danos sérios, além de encargos.

Fonte: Ascom