Prefeitura de Juazeiro inicia preparativos do Censo Escolar 2023

Por EmPauta.net 03/06/2023 - 12:39 hs
Foto: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ

O Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um mapeamento da educação no Brasil. Através dele é possível sistematizar todos os dados educacionais, desde o número de alunos e professores, até as informações sobre infraestrutura escolar. Em Juazeiro, a Prefeitura Municipal iniciou os preparativos para o seu Censo Escolar 2023, nesta sexta-feira (02), no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com a orientação dos secretários escolares.

Recepcionados pela superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, os servidores participaram do encontro formativo para conhecer a dinâmica da pesquisa. “O Censo Escolar vai nos dar a dimensão de como está a educação em nosso município e orientar os secretários escolares sobre esse processo é imprescindível para o sucesso do nosso Censo”, ressaltou Alexandrina.


De acordo com a coordenadora do setor de inspeção da Seduc, Hilzemira Mendes, a partir de agora uma série de dados deverão ser informados ao Inep. “Nós precisamos informar a situação da matrícula dos alunos, quando estudantes estão registrados na nossa rede, alunos que utilizam transporte, escolas que possuem salas de recursos, alunos que precisam de atendimento especializado, entre outros. Todas essas informações estão atreladas ao trabalho do secretário escolar e cabe a eles o papel de inserir esses dados no sistema do Inep. Por isso organizamos o encontro, a fim de orientá-los”, explicou Hilzemira.


Para a secretária da Escola Municipal Professora Antonila da França Cardoso, Maila da Silva Sena, o encontro foi muito proveitoso. “Quando cheguei tinha algumas dúvidas sobre o processo, mas consegui aproveitar bastante todas as informações apresentadas aqui”, avaliou Maila.

Fonte: Ascom