Educadores da Rede Municipal de Ensino participam de formação

Por EmPauta.net 30/05/2023 - 16:31 hs
Foto: Ícaro Alexandre

Em Juazeiro, o investimento na valorização dos professores não para. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou, nesta terça-feira (30), mais um ciclo de formação com coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino. A atividade tem como objetivo preparar os professores para a utilização do material pedagógico destinado às turmas de 1º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a diretora de Formação, Ana Paula Granja, a iniciativa visa reforçar a aproximação dos educadores com o material pedagógico de alfabetização. “As formações fazem parte da rotina dos educadores na nossa rede e, neste momento, o objetivo é fortalecer a utilização do material ‘Novo Lendo Você Fica Sabendo’, da Aprender Editora, que é um instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem das turmas de alfabetização”, explicou Ana Paula.


O ciclo de formação termina nesta quarta-feira (31) e deve reunir cerca de 150 professores e 70 coordenadores pedagógicos. “Nesses dois dias, reunimos professores e coordenadores da sede e do interior para discutir o tema ‘A formação do professor alfabetizador no projeto Novo Lendo Você Fica Sabendo – letramento e alfabetização’, com carga horária de 8h para os professores e 4h para coordenadores”, contou a formadora do ciclo de alfabetização, Nice Neide Campinho, lembrando que as atividades são mediadas pela equipe da Aprender Editora.

De acordo com o formador e representante da Editora em Juazeiro, Valdemir Silva, neste ciclo de formação as atividades são específicas para a utilização do material. “Nós trouxemos propostas didáticas voltadas para o material pedagógico e nossa intenção é fazer o professor vivenciar essas atividades. Uma experiência que vai deixá-los mais à vontade para utilização do material em sala de aula”, relatou Valdemir.


Para o coordenador pedagógico da Escola Municipal Professora Antonila da França Cardoso, Emanuel Patrício Ribeiro, a formação contribui para otimizar o uso do novo material pedagógico na escola. “Nós vamos levar essa vivência para a nossa escola e compartilhar com toda a equipe, para que possamos qualificar o nosso planejamento, melhorar a qualidade do ensino e do processo de alfabetização”.

Fonte: Ascom