Zé Trovão pede aos EUA para prender Nicolás Maduro no Brasil

Por EmPauta.net 29/05/2023 - 15:40 hs
Foto: Reprodução

O deputado federal Zé Trovão enviou um ofício à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, nesta segunda-feira (29/5), no qual informa sobre a presença do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em terras brasileiras e pede informações sobre “quais medidas podem ser adotadas pelo governo americano para captura deste criminoso”.

Maduro encontrou-se com o presidente Lula (PT), na manhã desta segunda, no Palácio do Planalto. Os líderes devem tratar de avanços no processo de normalização das relações bilaterais, incluindo a reabertura das respectivas embaixadas e setores consulares e a designação do embaixador da Venezuela no Brasil. Também devem estar na pauta as eleições venezuelanas, que serão realizadas em 2024.

Em 2020, o chefe do Departamento de Justiça dos EUA, William Barr, apresentou acusação criminal contra Maduro por tráfico internacional de drogas. À época, os EUA anunciaram recompensa de U$ 15 milhões para quem ajudasse a capturar o presidente venezuelano.


No ofício, Zé Trovão informa a presença de Maduro no Brasil e cita que o presidente venezuelano consta no site do Drug Enforcement Administration (DEA), como “procurado por autoridades norte-americanas, acusado pelo procurador-geral dos Estados Unidos, sr. Willian Barr, dos crimes de narcotráfico, terrorismo internacional e corrupção”. O documento é endereçado à embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.

“Manifesto a essa Embaixada minha indignação pela presença do ditador venezuelano em solo brasileiro, ao tempo em que peço informações de quais medidas podem ser adotadas pelo governo americano para captura deste criminoso”, escreveu o deputado federal.

Além de Maduro, outras autoridades venezuelanas foram acusadas de “terem participado de uma associação criminosa que envolve uma organização terrorista extremamente violenta, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e de um esforço para inundar os Estados Unidos com cocaína”.

Fonte: Metrópoles