Juazeiro alerta sobre epidemia de doenças respiratórias em crianças

A prefeitura ainda orienta sobre o fluxo de atendimento na rede pública do município

Por EmPauta.net 29/05/2023 - 14:05 hs
Foto: Divulgação Ascom

O Brasil vem registrando um grande número de infecções em crianças pelo vírus sincicial respiratório (VSR). De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e março, foram mais de 3,3 mil infecções, 95% dos casos foram de crianças de até quatro anos de idade. As unidades públicas de saúde de Juazeiro também têm registrado aumento no número de atendimentos e internações em decorrência do vírus VSR e também da influenza (gripe).

Com base nessa realidade, a prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vem realizando ações para minimizar os impactos do aumento da demanda nos serviços e também esclarecendo e orientando os pais sobre prevenção e o fluxo de atendimento da assistência de saúde.  

Alta demanda na UPED

A Unidade de Urgência Pediátrica de Juazeiro (UPED), registrou entre os meses de janeiro a abril, 2.991 atendimentos em decorrência de doenças respiratórias. O secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones, comentou sobre o que vem sendo feito para minimizar os impactos no fluxo de atendimentos causados pela alta demanda. “A unidade mantinha na rotina dois médicos plantonistas para fazer os atendimentos e agora reforçamos a escala com mais um profissional.  Também adquirimos dois respiradores mecânicos e três monitores para otimizar o monitoramento dos parâmetros dos pacientes”, disse o secretário.

O secretário também ressaltou que a UPED é mantida exclusivamente com recursos municipais, apesar de também receber pacientes de outros municípios da região. “Um fato que sobrecarrega a equipe que atende um número de pacientes acima da capacidade estrutural instalada. Atualmente, são 12 leitos disponíveis, mas a unidade já chegou a ter 40 pacientes internados”, destacou o secretário.

Infecções respiratórias

O vírus VSR sempre circulou pelo Brasil e é bem semelhante ao vírus influenza, causador da gripe. Os sintomas são parecidos com os de um resfriado comum: febre, tosse, espirros, coriza e mal-estar. Entre crianças e idosos, a infecção pode evoluir e atingir brônquios, alvéolos e pulmões, o que pode ser fatal.

“A prevenção para a infecção respiratória inclui medidas gerais, tanto em ambiente domiciliar quanto hospitalar, principalmente quando crianças de alto risco estão expostas.  Os familiares precisam ser orientados sobre a importância da profilaxia da transmissão da infecção, e algumas ações indicadas são: lavagem frequente das mãos com água e sabão, quando apresentarem secreções; higienização das mãos com uso de álcool gel; evitar ambientes fechados e aglomerados e evitar contato com pessoas com quadros respiratórios”, explicou a diretora médica da UPED Juazeiro, Patrícia Aragão.

A médica ainda destacou a importância de vacinar as crianças contra o vírus da gripe. “A vacinação é fundamental. Ainda não temos vacina licenciada no Brasil para o VSR, mas o SUS disponibiliza vacinas contra a influenza para crianças a partir dos seis meses nas unidades públicas de saúde”, destacou a médica.

Fluxo de atendimento na rede pública de Juazeiro

As crianças que apresentarem sintomas leves de gripe ou resfriados como: febre baixa, tosse e coriza devem ser levadas para a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

A Unidade de Urgência Pediátrica (UPED) acolhe os casos mais delicados que requerem internações. Pacientes com: respiração rápida, cansaços, palidez, coloração azulada dos lábios, dor abdominal ou no peito, letargia, vômitos recorrentes, febre alta e persistente e que não estejam se alimentando ou com dificuldade de mamar, devem ser levados para à UPED.