Circuito de Maratonas Aquáticas movimentou o domingo sentoseense

Por EmPauta.net 29/05/2023 - 12:42 hs
Foto: Alex Antunes/Leonardo Costa

O Rio São Francisco ficou movimentado durante a manhã deste domingo (28) em Sento-Sé, com a realização da segunda etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas Velho Chico. A etapa Sentoseense foi intitulada de Travessia Surubim e contou com a participação de 110 nadadores.

A ‘Travessia do Surubim’ teve um percurso de 2 km, contou com diversas categorias por idade, nos gêneros feminino e masculino, e atraiu atletas de Juazeiro, Petrolina, Salvador, Piauí, entre outras cidades, que participaram da competição e deram um colorido todo especial a margem sentoseense do São Francisco.


A prefeita Ana Passos fez questão de acompanhar todo o evento e falou da satisfação em receber e apoiar o Circuito de Maratonas Aquáticas. “Sento-Sé é uma cidade forte no esporte e a nossa gestão fomenta esse importante setor, pois entendemos que o esporte vai muito além da atividade física, ele transforma vidas, além de ser um importante instrumento social. Apoiamos o evento e o resultado é esse: uma festa linda para todas as idades e toda a família”, destacou a prefeita Ana Passos.


Pódio -  A categoria geral do masculino teve o seguinte pódio: 1º lugar, Filipe Quirino; 2º lugar, Jorge Libório e 3º lugar, Patrick Menezes. Já a categoria geral do feminino ficou assim: 1º lugar Ana Augusta, 2º lugar: Fernanda Mitie e 3º lugar – Rafaela Augusta. Ainda houve pódio para várias categorias tanto no feminino como no masculino divididas por faixa etária e todos os competidores ganharam medalha.

A renomada triatleta Ana Augusta falou da emoção em estar em Sento-Sé e conquistar o 1º lugar na categoria geral feminino. “A maior vitória para mim aqui hoje é a receptividade e todo o carinho que recebi. A prova foi difícil, mas toda essa emoção, esse carinho, supera as dificuldades. Tudo isso aqui é antes de tudo saúde mental e a palavra que resume esse dia para mim é gratidão. Parabéns a gestão municipal por esse belo trabalho de incentivo ao esporte”, disse Ana Augusta.

Já o campeão da categoria geral masculino, Filipe Quirino, destacou a emoção que foi a reta final da disputa no masculino. “Uma prova bastante puxada, onde disputei com meu parceiro de treino o Jorge Libório, até o último minuto. Sento-Sé está de parabéns por realizar o evento de forma organizada e por toda a receptividade. Agora é treinar para as próximas competições”, declarou Filipe.


Nadador sentoseense – também teve nadador sentosense no pódio, Wallace Rodrigues conquistou o 1º lugar na categoria 25/29 anos e falou da emoção da conquista na sua cidade natal. “A emoção de ganhar em casa é grande, uma felicidade grande. Com certeza a partir de hoje a natação vai ganhar novos adeptos em Sento-Sé”, afirmou Wallace.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Juvenilson Passos, apoiar a realização da competição ajuda a movimentar o esporte na cidade. “A gente parabeniza a iniciativa da Arca Sport, a parceria do governo do estado, que por meio da Sudesb, escolheu Sento-Sé para sediar uma das etapas da competição e ao deputado estadual Zó, que é a força política por trás desse grande evento. Apoiar a realização do Circuito em Sento-Sé é uma forma de fomentar uma nova modalidade esportiva, Sento-Sé é um celeiro de atletas, somos destaque em modalidades como o handebol e o futebol, e a partir deste evento estamos dando o pontapé inicial para que a natação também passe a ter destaque, uma vez que estamos a margem do Rio São Francisco e temos hoje em construção duas piscinas semiolímpicas em duas escolas públicas da cidade”, explicou Juvenilson Passos.


Piabas – a categoria voltada para crianças abriu o evento e contou com a participação de 12 crianças que fizeram bonito e mostraram que idade não importa quando o assunto é nadar em águas abertas. Gabriel Torpedo, 10 anos, foi o 1º colocado e falou da sua rotina de treinos para conquistar a colocação. “Nado desde os três anos, fiquei um tempo parado e retomei os treinos a pouco mais de dois meses, são três horas de treino todos os dias, com muito foco e determinação”, ressaltou o pequeno Gabriel.

Rodrigo Rodrigues, o idealizador e organizador da competição também destacou a receptividade dos sentoseenses e parabenizou todos os envolvidos e os apoiadores para a realização de mais uma etapa da competição. “Sento-Sé é uma cidade que respira esporte, uma cidade linda e acolhedora. Só tenho que agradecer a todos que nos ajudaram, principalmente a Prefeitura de Sento-Sé, a realizar mais uma etapa de forma brilhante e com sucesso”, agradeceu Rodrigo.


Realização – O Circuito de Maratonas Aquáticas Velho Chico é uma realização da Arca Sports e conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), por meio de indicação do deputado estadual Zó do Sertão e em Sento-Sé contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da empresa Mineração Tombador Iron.

Fonte: Ascom