Caminhada “Faça Bonito” chama atenção para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Sento-Sé

Por EmPauta.net 18/05/2023 - 22:08 hs
Foto: Divulgação Ascom - Tony Lopes

Uma grande Caminhada alusiva à Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes” movimentou as ruas centrais de Sento-Sé nesta quinta-feira (18).  O evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado sempre no dia 18 de maio, foi realizado pela Prefeitura de Sento Sé, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e o Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Sento-Sé (NUCA).

O evento que reuniu crianças, adolescentes, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores das escolas do município, bem como toda a sociedade civil organizada, iniciou com a concentração em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação e seguiu pelas principais ruas da cidade até chegar ao prédio da administração municipal. Durante o percurso os participantes usaram balões, folders informativos, faixas, cartazes e carro de som para chamarem a atenção de quem passava, para a problemática do abuso e exploração de crianças e adolescentes.


De acordo com a coordenadora do PETI e uma das organizadoras do evento, Meire Lucia Carvalho, a campanha tem por objetivo chamar atenção da sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e combater a violência das crianças e adolescentes. “O intuito foi mobilizar a comunidade e convidá-la para o engajamento contra a violação dos direitos, promovendo e se responsabilizando com o desenvolvimento de forma digna, saudável e protegida. Durante todo o ano desenvolvemos ações educativas sobre o tema e no mês de maio, que é o alusivo à causa, intensificamos as ações na sede e interior”. Ela ainda lembrou que a denúncia é o principal instrumento de enfrentamento e combate à exploração sexual. “Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, deve denunciar. Procure o Conselho Tutelar presencialmente ou pelo telefone (74) 981032131 e também pelo Disque 100”, completou.


O conselheiro tutelar, Tarssio Leite de Farias, participou da caminhada e destacou a importância da Campanha. “Campanhas como a ‘Faça Bonito’, são de extrema importância no combate desse cenário, que infelizmente ainda está presente em muitos lares. É uma forma de orientar os pais e responsáveis sobre o assunto e como prevenir para que não ocorra. É necessário conscientizar a todos, a importância da denúncia!”, assinalou Tarssio.

Para um dos líderes do NUCA, o estudante João Luiz Queiroz, esta é mais uma campanha com um forte envolvimento dos adolescentes que integram o NUCA Sento-Sé. “Estamos participando ativamente das ações que envolvem a Campanha, já tivemos palestra essa semana e hoje não poderíamos deixar de participar desse momento de mobilização. Nosso foco é discutir questões importantes para o desenvolvimento dos adolescentes, implementando ações e levando reivindicações à gestão pública municipal, por isso estamos aqui”, disse o estudante.


Programação – durante todo o mês estão acontecendo ações educativas nas escolas da sede e interior de Sento-Sé alusivas à Campanha. Nesta quarta-feira (17) alunos, professores e equipe gestora da Escola Núcleo Vereador Luís Antônio dos Reis, no Distrito de Pirí realizaram a sua mobilização.

Parceiros – A caminhada contou ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar e SAMU.


Fonte: Ascom