Lira diz que operação da PF é preocupante, mas pede cautela

Lira disse esperar “serenidade” na condução das investigações.

Por EmPauta.net 03/05/2023 - 22:57 hs
Foto: Reprodução

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta 4ª feira (3.mai.2023) que a operação da Polícia Federal que mirou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é preocupante do ponto de vista sanitário, mas pediu cautela em relação aos seus desdobramentos políticos. O ex-chefe do Executivo foi alvo de busca e apreensão da PF, que investiga suposto esquema de fraude em dados de vacinação contra a covid-19.

“O que aconteceu hoje do ponto de vista sanitário é preocupante, mas do ponto de vista político, a gente tem que ter muita cautela. Nós não precisamos de nenhum acirramento político e social mais nesse país. As providências têm que ser tomadas, isso está claro, ao nível da Justiça”, disse em entrevista à GloboNews.

Lira disse esperar “serenidade” na condução das investigações. “A gente já viveu momentos de instabilidade e a Justiça precisa agir com tranquilidade, ater-se aos fatos e aos atos [para] a gente ver como é que isso vai chegar ao final sem maiores problemas políticos”, afirmou.

O presidente da Câmara também avaliou ser “precipitada” uma eventual condenação, no atual momento, que torne Bolsonaro inelegível. Para ele, a medida fortaleceria a direita e potencializaria ainda mais candidatos de direita que possam ter o apoio do ex-presidente, como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Talvez um Tarciso tenha mais chance numa disputa com Bolsonaro como o cabo eleitoral, do que o próprio Bolsonaro como candidato. É talvez uma decisão muito precipitada de um processo que pode mudar, sim, o rumo da política brasileira”, disse.

“Eu acho que o efeito hoje [de uma condenação de Bolsonaro] é de mais fortalecimento da direita do que de enfraquecimento”, declarou.

Fonte: Poder360