Como gelar cerveja mais rápido: veja as dicas

confira os truques fáceis ensinados por sommelier de cerveja para deixar a bebida na temperatura ideal.

Por EmPauta.net 28/04/2023 - 22:45 hs
Foto: Reprodução

Comprou cerveja e esqueceu de colocar pra gelar antes do churrasco ou do happy hour em casa? Não se preocupe: vamos te explicar como gelar cerveja mais rápido!

O Receitas conversou com Anderson Senne, editor do site Maria Cevada e sommelier de cervejas: "Existem algumas opções [para gelar cerveja mais rápido] e todas funcionam tanto para garrafas quanto para as latas, mas vale reforçar aqui um ponto: as latinhas, por serem feitas de alumínio, trocam calor mais facilmente e vão gelar mais rápido em qualquer um dos casos".

Veja como deixar a cerveja na temperatura ideal usando gelo e também no congelador.

Para gelar a cerveja mais rápido com gelo

O melhor é fazer uma mistura de gelo, água, sal e álcool, com as seguintes proporções: a cada 1 quilo de gelo, use 500 gramas de sal refinado, 500 mililitros de álcool e até um litro de água. Anderson explica o motivo da mistura: "


As cervejas estarão em uma temperatura adequada para beber em 5 minutinhos. Mas Anderson dá outra dica: "Se você quiser acelerar ainda mais o processo, você também pode girar as cervejas em seu próprio eixo por cerca de 2 minutos". Mas fica o alerta caso você faça isso: vale a pena deixar a cerveja parada por uns 30 segundos depois de girá-la, para o gás carbônico se acalmar e a bebida não espirrar quando for aberta.

Para gelar a cerveja mais rápido no congelador

A dica é enrolar com um papel-toalha ou guardanapos de papel molhados nas cervejas e colocá-las no congelador. Assim, o papel molhado cria uma fina camada de gelo em volta da cerveja, fazendo com que ela gele mais rápido. Em cerca de 20 minutos, ela já estará em uma temperatura agradável para beber.

Fonte: Receitas.com