Presidente do Sebrae renuncia ao cargo após pressão do governo Lula

Carlos Melles ficaria no posto até 2026, mas optou por sair diante dos movimentos do governo para trocar o comando do órgão

Por EmPauta.net 29/03/2023 - 22:53 hs
Foto: TÚLIO VIDAL/SEBRAE NACIONAL

O diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (29) em meio às tentativas do governo federal de retirá-lo do posto para acomodar aliados políticos.

Melles estava à frente do Sebrae desde 2019. No ano passado, foi reeleito para um novo mandato como diretor-presidente, que teria duração até 2026. A saída dele foi oficializada em uma carta entregue ao presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Zeferino Pedroso.

"Expresso meu respeito a todo o Sistema do Sebrae e aos milhões de empresários de pequenos negócios", escreveu Melles.

Desde que tomou posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem tentado retirar os dirigentes da diretoria executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da Sebrae que foram eleitos em 2022. O governo queria a saída de Melles para indicar o ex-deputado federal Décio Lima (PT) ao posto de diretor-presidente.

Na semana passada, a Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo tinha manifestado apoio à diretoria que foi eleita no ano passado.

“Num momento em que se fala tanto em democratização das instituições, é fundamental valorizar os procedimentos estabelecidos e consagrados tanto em lei quanto pela governança interna de cada uma delas”, disse o grupo, que pediu respeito ao resultado das eleições que definiram os dirigentes do Sebrae até 2026. “É a melhor maneira de demonstrar na prática o respeito às micro e pequenas empresas, tão essenciais ao presente e ao futuro do Brasil.”

Fonte: R7