Novos estudantes do "Aprova Juazeiro" demonstram satisfação com o curso

Os alunos demonstram sentimentos de conquista, reconhecimento e satisfação.

Por EmPauta.net 29/03/2023 - 17:57 hs
Foto: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ

Incentivar e oferecer oportunidades que permitam ao jovem entrar na universidade e se preparar para o mercado de trabalho, é uma das propostas do Programa Aprova Juazeiro, uma iniciativa gratuita da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Exclusivo para estudantes da rede pública de ensino de Juazeiro matriculados na 3ª série do Ensino Médio, ou que concluíram em escolas públicas do município, o programa oferta bolsas de estudos integrais em cursos pré-vestibulares da cidade, incluindo entrega de materiais didáticos e fardamento.

João Lucas Oliveira Reis é um dos 200 alunos contemplados pelo Aprova Juazeiro, neste ano. Ele irá prestar vestibular para o curso de Direito, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e destacou a satisfação de poder fazer parte do programa. “Está sendo uma oportunidade única pra mim. Graças à Prefeitura, minhas expectativas são as melhores possíveis para o momento do vestibular e do Enem, pois o Aprova está me oferecendo um preparo completamente diferente, direcionado e superior ao que a escola oferece. As aulas ainda estão no início, mas minha avaliação já é super positiva”, comentou o estudante.


Ana Clara Rodrigues também irá tentar o ingresso no curso de Direito, e reforçou a importância da iniciativa para quem não tem condições financeiras de pagar um curso pré-vestibular, mas tem o desejo de realizar o sonho pessoal e da família, de conquistar o diploma da graduação. “Se não fosse o Aprova eu teria desistido. Teria deixado de estudar e iria procurar um emprego para ajudar minha família, como muita gente que não tem condições faz”, contou Ana Clara, acrescentando que vê no programa a oportunidade de não desistir do meu sonho. “Eu fui estudante de escola pública, e concluí o ensino médio durante o período de pandemia, e me senti muito prejudicada com as aulas remotas. Além disso, minha família não tem condições de pagar um curso particular, e o Aprova surgiu como minha esperança de acreditar e me preparar para o futuro. Eu agradeço demais a prefeita Suzana por estar me ajudando a conquistar o meu sonho”, finalizou a estudante.

Em visita aos cursos Pré-vestibulares Bios e Top de Linha, credenciados ao programa, integrantes da Diretoria de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, deram boas-vindas aos novos alunos, desejaram sucesso e compartilharam resultados. “Até o momento, durante a gestão Suzana Ramos, cerca de 150 alunos já foram aprovados em instituições de nível superior pelo país por meio do programa, existindo ainda, a previsão de novas convocações, o que deve ampliar ainda mais esse resultado. Este ano, nossas expectativas permanecem alinhadas com o histórico de sucesso do programa, que reúne aprovações em cursos como Medicina, Direito, Psicologia, Engenharia Elétrica, Ciências Sociais, Jornalismo, Administração, entre outros”, disse João Paulo Barbosa, assessor de programas educacionais da Seduc.

Fonte: Ascom