Parceria entre Prefeitura de Juazeiro e Banco do Nordeste vai viabilizar chegada de programa que promete movimentar o setor de turismo no município

Por EmPauta.net 22/03/2023 - 12:33 hs
Foto: Rinaldo Lima

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), vem participando ativamente das discussões junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para a implantação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) no município. A iniciativa prevê um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, tendo como foco central o setor turístico.

Na tarde desta terça-feira (21), Integrantes do Comitê Gestor Territorial, entre eles o gestor da Adeap, Carlos Neiva, estiveram reunidos com o coordenador de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do Banco do Nordeste na Bahia, José Menezes Júnior, que esteve acompanhado do agente de desenvolvimento do BNB, Jorge Murilo, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para alinhar o andamento das ações voltadas ao tema.

Para o secretário Carlos Neiva, que esteve participando da reunião, o Prodeter é uma importante ferramenta para impulsionar o desenvolvimento do turismo regional. “Estou muito feliz com a oportunidade de termos um programa como o Prodeter focado no turismo. Para mim é uma decisão acertada, porque não temos dúvida nenhuma que o setor é muito importante para o desenvolvimento da economia regional e com a união de forças de parceiros como a Prefeitura de Juazeiro, o Banco do Nordeste e o Sebrae fortalecemos ainda mais a certeza de bons resultados num breve futuro” Comemorou Neiva.


O programa

O Prodeter vai apoiar os empreendedores do setor com crédito orientado, capacitação e articulação com os demais atores envolvidos na cadeia produtiva. "O Prodeter busca apoiar os empreendedores do setor com crédito orientado, capacitação e articulação com os demais atores envolvidos na cadeia produtiva, através dele queremos desenvolver o potencial econômico do turismo em Juazeiro e região", declarou José Menezes.

No setor turístico, inicialmente, o programa vai buscar atender hotéis, bares e restaurantes com apoio do Sebrae. “Acho importante nós começarmos a olhar o turismo de uma forma muito objetiva, como um negócio que precisa gerar lucro para os empreendedores e o Sebrae pode contribuir muito nesse processo”, afirmou o diretor Regional do Sebrae, Carlos Cointeiro.

Fonte: Ascom