Juazeiro inicia ações de recomposição da aprendizagem para o ano letivo de 2023

Por EmPauta.net 13/02/2023 - 20:14 hs
Foto: Pedro Angelo - PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu nesta segunda-feira (13), gestores, vice-gestores, coordenadores, secretários escolares, professores de Empreendedorismo, e professores da Educação Infantil I, II e III, para apresentar as ações de recomposição da aprendizagem da rede de ensino em 2023, por meio do ‘Programa #BorAgir’, que este ano trouxe como tema: ‘Ressignificando a prática na sua melhor versão’, uma iniciativa criada com o objetivo de potencializar a melhoria do fluxo escolar, garantindo iniciativas eficazes para a aprendizagem dos estudantes.

A programação segue até quinta-feira (16), e acontece em locais distintos, de forma simultânea, com atividades durante as manhãs e tardes, reunindo profissionais da Educação, para a oferta de formações que favorecem as condições necessárias para o cumprimento de um ensino de qualidade, garantindo uma prática pedagógica capaz de atender as demandas da rotina educacional. As formações também estão sendo ministradas no YouTube, através do canal da Seduc.


O primeiro dia do BorAgir promoveu encontro no auditório da Chácara Bougainville, que teve como público, gestores, vice-gestores e secretários, que participaram de uma palestra com tema: ‘Promovendo a mobilização e articulação das condições essenciais para uma gestão escolar de excelência’, ministrada pelo professor, mestre em Educação, e membro do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Nildo Carlos Santos, seguido da equipe de superintendência de gestão da Seduc, que discutiu temas como, índice de desempenho da gestão (Ideges), do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), Busca Ativa, entre outros.

O auditório da Seduc recebeu os professores da disciplina de Empreendedorismo, que contaram com uma formação realizada por Andréia Shirley, técnica e formadora da rede municipal de ensino. As atividades também aconteceram na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (Efep), que teve como público, professores Educação Infantil I e II, e na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Duarte, que recebeu os professores da Educação Infantil III, nestes locais, os profissionais participaram da formação sobre uso de materiais didáticos inovadores.


Através do canal da Seduc, no YouTube, professores da Educação Infantil IV e V, acompanharam a palestra com o tema: ‘A importância do cuidado com a saúde mental’, mediada por Luzanilde Aguiar e Rôsemar Duarte, formadoras da Seduc. Uma novidade que animou a categoria, foi a parceria da Seduc, com as instituições de ensino superior, Anhanguera e Unicesumar, que anunciaram descontos de 30% em cursos de pós-graduação, além de sorteio de bolsas integrais e brindes, para os professores da rede municipal de ensino.

De acordo com a superintendente de ensino da Seduc, Willany Cunha, a semana do BorAgir consiste em proporcionar uma experiência de imersão em conceitos que são fundamentais para o exercício pleno do ensino. “Essa iniciativa representa a garantia que as instituições de ensino assegurem seu papel principal: oferecer um ensino com as competências e qualidades indispensáveis para a execução efetiva do Documento Curricular Referencial de Juazeiro (DCRJ) (DCRJ), incluindo as escolas de tempo integral e currículo contínuo, tudo isso alinhado com os gestores, que estão recebendo as metas estratégicas para o ano letivo de 2023, que deve culminar em um excelente retorno pedagógico referente às avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”, disse Willany.

Programação integrada

Segundo a superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, a grande novidade do BorAgir 2023, está sendo, pela primeira vez, a realização de uma programação integrada, onde as pautas estão sendo discutidas com todos os profissionais da Educação, construindo de forma sistemática, uma única diretriz educacional para o município. “Pensamos em uma discussão que promovesse uma mobilização e articulação das condições essenciais para uma gestão escolar de excelência, garantindo que todos os que fazem parte da equipe gestora pudessem participar. Falar do BorAgir é repensar a recomposição da aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino, além de reforçar o nosso currículo contínuo, que garante a permanência dos estudantes em sala de aula, assegurando um fluxo de aprendizado sempre crescente e em evolução, repensando as práticas pedagógicas, que representam a supremacia dentro das escolas”, destacou.

Tânia Rosa, gestora de duas unidades da Educação Infantil, no bairro Tabuleiro, Emei Jandira Borges da Cunha e Emei Professora Maria Suely Medrado Araújo, comentou sobre a satisfação de poder participar do BorAgir. “Estou muito contente de poder iniciar o ano letivo participando de iniciativas tão sensíveis a categoria, estimulando a união entre a rede, e oferecendo muito aprendizado. Eu sou gestora há 15 anos, e posso afirmar que esse ano já está sinalizando e reafirmando um novo tempo de trabalho”, finalizou Tânia.

Fonte: Camila Santana – Ascom