Carnaval de Juazeiro acontecerá com sistema integrado de segurança e novas tecnologias

Por EmPauta.net 02/02/2023 - 12:05 hs
Foto: Ilustrativa

O Carnaval de Juazeiro só começa nesta sexta-feira (03), mas o plano de segurança está pronto para receber a população. O esquema vai contar com a Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e agentes da Secretaria de Segurança Pública da Bahia para garantir um Carnaval de alegria aos foliões.

“Estamos trabalhando bastante para entregar um Carnaval maravilhoso para a população, uma festa pacífica e de muita harmonia. Nessa jornada quero agradecer e parabenizar o trabalho da nossa Guarda Municipal que estará nas ruas com todo o seu efetivo e dos demais órgãos de segurança que estão trazendo o melhor da tecnologia para garantir um Carnaval seguro para a nossa cidade, como o reconhecimento facial, que é uma novidade”, pontuou a prefeita Suzana Ramos.

A Guarda Municipal de Juazeiro contará com um efetivo de 150 homens por noite de folia, com um ponto base na Rua Coronel Evangelista (Rua da 28) para dar suporte à população, uma equipe de monitoramento com detector de metais no Ponto das Barquinhas e em todo o circuito da folia, além do videomonitoramento.

Polícia na rua

Durante os três dias de festa serão cerca de 2 mil policiais militares, sendo uma média de 500 por dia, das respectivas Companhias do CPR-N – 73ª, 74ª, 75ª, e 76ª CIPM de Juazeiro, 45ª CIPM de Curaçá, 95ª CIPM de Sobradinho, 6° BPM de Senhor de Bonfim, 54ª CIPM de Campo Formoso, 3º BEIC de Juazeiro, CIPT-N Rondesp, CIPE-Caatinga, Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana, Batalhão de Polícia Rodoviária  (4ª CIA/juazeiro), Graer (Grupamento Aéreo), CPM de Juazeiro e agentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, realizando patrulhas, acompanhamento de trios, policiamento nos hospitais, vistorias nos portais de entrada da festa com detecção de metais entre outras operações de segurança. Além do todo esse esquema, a PM vai trazer, ainda, pela primeira vez na história do carnaval da cidade, equipamentos de reconhecimento facial e uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer).

Por parte da Polícia Civil, 150 policiais vão atuar nos dias da folia. O órgão também irá lançar, pela primeira vez em um carnaval, o espaço SERVVIR, que acolherá mulheres, idosos, público LGBTQIA+, pessoas com deficiência, e violentados por intolerância racial, em um espaço reservado na Casa Da Mulher Rural, na praça da Catedral.

Fonte: Ascom