SENAI-PE discute em Petrolina tecnologias para a agricultura familiar em parceria com a ONU

O workshop prossegue até a próxima quinta-feira (2)

Por EmPauta.net 31/01/2023 - 11:29 hs
Foto: Divulgação Ascom

Representantes do setor industrial, governo, pesquisadores, empresários e investidores nacionais e de mais de 10 países, deram início, na manhã desta segunda - feira (30), em Petrolina, ao workshop “Uso de Tecnologias Avançadas para a Agricultura Familiar". O encontro, que está ocorrendo no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), começou apresentando temas como práticas cooperativas e avaliação tecnológica em países em desenvolvimento, além de uma mesa redonda sobre rentabilidade e benefícios ambientais da agricultura de precisão.


De acordo com o primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Rafael Coelho, a proposta do evento é mostrar experiências que incentivem o desenvolvimento da indústria pernambucana e possam acelerar o processo de transformação digital do setor agroindustrial no Sertão do São Francisco. Ainda durante a abertura do evento, a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, destacou a participação do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), que vai lançar, durante o workshop, nesta quarta-feira (1º de fevereiro), o Cluster de Inovação Industrial para o Agronegócio. "Um equipamento que será estruturado em Petrolina com a participação de especialistas e o objetivo de impulsionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P,D&I), fortalecendo nossa economia e gerando empregos", ressaltou. A ideia é que a iniciativa seja expandida para todo o País, em parceria com os departamentos regionais de Alagoas, Mato Grosso e Goiás.


O economista e representante da ONU (Organização das Nações Unidas) no evento, Clóvis Freire, avaliou muito positivamente o primeiro dia do workshop com a troca de experiências e conhecimentos sobre tecnologia e inovação entre os países envolvidos. "Este workshop ilustra o dinamismo de Petrolina e do agronegócio brasileiro, que vê na tecnologia a possibilidade de aumentar a produtividade, gerar empregos, contribuir com a sustentabilidade ambiental e mostrar que temos muito ainda a aprender com os demais países do sul global", concluiu.


PROGRAMAÇÃO - O workshop “Uso de Tecnologias Avançadas para a Agricultura Familiar" prossegue até a próxima quinta-feira (2), com a discussão de assuntos como sensoriamento remoto, aprendizagem de máquina, uso de drones e dados de satélite para a agricultura familiar de precisão, além de práticas de laboratório e visitas às propriedades da agricultura familiar.  Participam do encontro representantes de diversos países, a exemplo de Botswana, Camarões, República Dominicana, Gâmbia, Quênia, Malásia, Moçambique, Panamá, Arábia Saudita, Seychelles, África do Sul, Türkiye, Uruguai e Zâmbia.

Fonte: CLAS