Instituto aponta 83 mortos a tiros por mês em Salvador e RMS no último semestre de 2022

Relatório do Fogo Cruzado mapeou 753 tiroteios no período, com mortos ou feridos em 65% dos casos

Por EmPauta.net 30/01/2023 - 15:31 hs
Foto: Reprodução/Pexels

Quase 500 pessoas foram mortas a tiros no último semestre de 2022 em Salvador e na região metropolitana, segundo o novo relatório do Instituto Fogo Cruzado, divulgado nesta segunda-feira (30). Ou seja, a capital baiana e a RMS tiveram uma média de 83 assassinatos com arma de fogo por mês.

De acordo com o documento, em seis meses, foram registrados 499 mortos por arma de fogo na cidade. Além disso, foram mapeados 753 tiroteios no período. O instituto indica ainda que houve mortos ou feridos em 65% dos casos.

Além disso, 32% dos tiroteios mapeados aconteceram durante ações ou operações policiais, conforme Cecília Olliveira, diretora executiva do Instituto Fogo Cruzado. Em relação às chacinas policiais no estado, ela informa que foi registrada uma a cada dez dias, em média. A diretora também ressaltou o alto número perseguições policiais com tiros – em média duas por semana.

O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada. O laboratório de dados da instituição produz mais de 30 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife e de Salvador.

Fonte: Metro1