Doenças ginecológicas sempre surgem no verão; veja como evitá-las

Algumas das doenças mais comuns são a candidíase, a tricomoníase, a vaginose bacteriana e a infecção urinária

Por EmPauta.net 17/01/2023 - 16:32 hs
Foto: Reprodução

Sol, calor, suor, umidade, praia, piscina e biquíni molhado por períodos prolongados. Essa é a combinação perfeita para o verão, que chegou com tudo! No entanto, o que muitas mulheres não sabem, é que esta também é uma ótima combinação para a proliferação de bactérias e fungos na região genital feminina. Algumas das doenças mais comuns são a candidíase, a tricomoníase, a vaginose bacteriana e a infecção urinária.

Roupas que não permitem uma boa ventilação e hidratação da área íntima e o uso de peças íntimas com tecidos que sejam sintéticos também são favoráveis para o aparecimento dessas doenças. A ginecologista Ana Gabriela Travassos explica que algumas dessas infecções causam sintomas que incomodam, como ardência, coceira, vermelhidão e corrimentos.

"A Cândida é um fungo que pode habitar o nosso corpo e, ao aumentar de maneira desordenada, ocasiona a candidíase, que apresenta prurido e corrimento vulvovaginal. A candidíase é mais frequente no Verão devido à umidade, suor e mudança de pH vaginal pelos banhos de mar e piscina", comenta a ginecologista.


Além de serem comuns, algumas patologias tendem a aparecer com maior frequência em algumas pessoas. "Pode aparecer de forma recorrente e persistente, mais frequentes em mulheres com alterações de imunidade mediada por células. É o que ocorre, por exemplo, em pessoas em uso de imunossupressores, como corticoides, com diabetes descompensada ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids)", completa.

No verão, que é a estação mais quente do ano, estudos apontaram que os brasileiros acabam sentido mais tesão. Com isso, o número de relações sexuais desprotegidas aumenta, o que também acaba sendo favorável para o surgimento de casos de tricomoníase, uma infecção geniturinária causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.

É a infecção sexualmente transmissível (IST) não viral mais comum no mundo, afetando mais as mulheres. "É uma das três causas infecciosas comuns de queixas vaginais entre pacientes em idade reprodutiva. Caracteriza-se por secreção purulenta e fétida, que pode ser acompanhada de queimação, prurido, dor ao urinar e na relação sexual", esclarece Ana Gabriela Travassos.


A infecção urinária não fica para trás nesse cenário. Além disso, este já é um problema frequente em mulheres, causado por bactérias que normalmente habitam o trato intestinal. "Geralmente a responsável é a bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão, mas patogênica para o aparelho urinário. É mais comum em mulheres pelas características anatômicas, uma vez que a uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem, está mais próxima do ânus, favorecendo a passagem de micro-organismos para a região", esclarece a ginecologista.

Apesar da gama de doenças que podem aparecer, existem algumas medidas simples que podem ajudar a curtir o verão sem os incômodos. Veja a lista de dicas separadas pelas especialistas Ana Gabriela Travassos e Patrícia Lopes. 

LISTA DE DICAS: 

  1. Manter a área íntima seca e arejada o máximo de tempo possível;
  2. Evitar ficar longos períodos com roupa de banho molhada (maiô ou biquíni);
  3. Usar roupas frescas, folgadas e, de preferência, roupas íntimas de algodão;
  4. Usar preservativo nas relações sexuais;
  5. Lavar peças íntimas com sabonete neutro e evitar secá-las em espaços úmidos, como banheiros;
  6. Evitar o uso de duchas vaginais;
  7. No período menstrual, diminuir o intervalo de troca do absorvente;
  8. Manter a atenção com a dieta, pois alimentos ricos em carboidrato, açúcar simples e bebidas fermentadas favorecem o crescimento de fungos;
  9. Cuidar da higiene íntima;
  10. Beber água e fazer exercícios físicos com regularidade;
  11. A qualquer alteração, como corrimento ou coceira local, procurar um ginecologista. 
Fonte: Flávia Alexandre/Aratu On