Yoki anuncia fechamento da maior unidade no Paraná; mais de 1 mil ficarão desempregados

Por EmPauta.net 13/01/2023 - 13:48 hs
Foto: Divulgação

A multinacional da indústria de alimentos, General Mills, dona das marcas Yoki, Cheerios, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Yoplait, anunciou o fechamento da fábrica em Cambará. Trata-se da maior unidade do grupo da Yoki no Paraná.

Secretaria de Indústria, Comércio, Agronegócio e Inovação de Cambará estima que com a decisão mais de mil pessoas percam o emprego no município. A conta do município leva em consideração 700 postos diretos e aproximadamente 300 de empresas terceirizadas.

Cambará fica no norte do Paraná, a cerca de 230 quilômetros de Maringá e de 400 quilômetros da capital, Curitiba. A cidade tem apenas 25 mil habitantes. Além disso, a perda de arrecadação do Município com o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) será de R$ 6 milhões por ano, de acordo com a secretaria.

A unidade de produção de alimentos da dona da maior unidade da dona da Yoki no Paraná funciona há 42 anos na cidade. Ela, no entanto, foi adquirida em 2012 pela General Mills. Assim, a previsão é que a fábrica seja desativada até o fim do ano.

Motivo do fechamento

A multinacional afirmou que o fechamento da planta é estratégico o seu crescimento no mercado brasileiro.

“A General Mills está promovendo ajustes em suas atividades para redução de complexidades em sua operação, visando oferecer melhor nível de serviço aos seus clientes e consumidores no Brasil. (…) A partir da otimização de sua cadeia operacional, a empresa deve criar condições para maior integração entre suas estruturas logística e de manufatura”, justificou a multinacional.

Fonte: GMC On Line