Lula decide indicar deputados petistas para Comunicações e Secom

A escolha de um dos deputados petistas é uma demonstração de poder da presidente nacional do partido

Por EmPauta.net 24/12/2022 - 16:20 hs
Foto: BNews / Paulo M. Azevedo

Mais dois petistas vão compor o primeiro escalão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de janeiro do próximo ano. Segundo aliados, os deputados federais Paulo Teixeira (SP) e Paulo Pimenta (RS) assumirão o Ministério das Comunicações e a Secom (Secretaria de Comunicação Social), respectivamente.

As indicações dos dois parlamentares, que integram agrupamentos internos que não se alinham automaticamente à direção do partido, atendem ao objetivo de equilibrar o jogo interno de forças no PT.

A escolha de Teixeira é uma demonstração de poder da presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR). Ele também é amigo de Fernando Haddad (PT), futuro ministro da Fazenda.

Teixeira tem boa articulação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e bom trânsito na área jurídica. Na campanha eleitoral, assumiu a assessoria jurídica do PT.

Com a nomeação, Teixeira deve deixar o posto de secretário-geral do PT. Para assumir a função, é cotado o deputado federal eleito Lindbergh Farias (PT-RJ). Ambos fazem parte de um mesmo grupo político, uma coalizão de tendências que se tornou a segunda maior força da sigla.

Já Pimenta é amigo pessoal de Lula, foi figura frequente em Curitiba na época da prisão do hoje presidente eleito, e estreitou a relação com Gleisi quando foi cotado para disputar o comando do partido.

Fonte: BNews