Sento-Sé implanta projeto para melhoria de fluxo no trânsito e mobilidade urbana

Por EmPauta.net 24/12/2022 - 16:16 hs
Foto: Divulgação Ascom

Começaram a ser implantadas nesta semana em Sento-Sé melhorias propostas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para o trânsito de motoristas, pedestres e ciclistas que circulam por toda região central da cidade. As alterações incluem mudanças no sentido de vias, implantação de nova sinalização vertical e horizontal, entre outras novidades.

À frente da equipe de técnicos que elaborou o projeto estão os consultores de trânsito e transportes, Geraldo Miranda e Márcio José Barbosa. De acordo com Marcio todas as mudanças foram estudadas para serem implementadas e criarem um fluxo com proporções funcionais na distribuição do tráfego de veículos.

“O projeto que elaboramos está em fase de implantação pela equipe da Secretaria de Obras do município, fizemos pesquisa de origem e destino, priorizando todos os pontos mais frágeis, com a consciência de que não podemos deixar o trânsito da cidade desordenado e travado. Além de elaborarmos o projeto, acompanhamos também toda a execução”, afirma o consultor Márcio José Barbosa.


O secretário de Obras e Serviços Públicos, James Ribeiro explica que a gestão da prefeita Ana Passos está realizando adequações para melhorar a mobilidade em Sento-Sé e trabalha para que a cidade tenha um crescimento ordenado. “O projeto em execução é composto por 4 etapas: elaboração do projeto, implantação das sinalizações vertical e horizontal e fiscalização. Hoje estamos executando a sinalização vertical que prevê a fixação de 91 placas de sinalização (todas obedecendo às normas do Contram tanto na confecção como na implantação), para indicar onde é proibido estacionar e parar, onde é proibido virar à direita ou esquerda, indicando os redutores de velocidade, a velocidade máxima permitida, entre outras”, explicou o secretário James Ribeiro.

Mudanças no trânsito – Todas as mudanças foram pensadas de forma a proporcionar um fluxo adequado no trânsito da cidade e obedecem o que preconizam o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município e também as normativas do Conselho Nacional de Trânsito (Contram), são elas:

A Av.  Desembargador Oswaldo Sento Sé, passa a ser mão única, no trecho entre a Praça João Nunes Sento Sé e a Rua Laurentino Ferreira Campos (a rua da lateral do Fórum), como alternativa ao trânsito segue pela Rua Laurentino Ferreira Campos para ter acesso a Travessa Demóstenes Valverde.


A Rua Tenente Nelson C. Rocha (a Rua da Delegacia) também passa a ser mão única da Travessa Demóstenes Valverde sentido a Avenida Jairo Sento Sé. Como alternativa o trânsito passa a seguir pela Av. Jairo Sento Sé sentido Praça João Nunes Sento Sé.

A Avenida Jairo Sento Sé passa a ser mão única sentido a Praça João Nunes Sento Sé no trecho entre a Rua tenente Nelson C. Rocha até a Praça. Quem vem da Prefeitura pode seguir em frente sentido a panificadora Pamil ou entrar à esquerda sentido Churrascaria Canoa.

A prefeita Ana Passos lembra que o dinamismo da cidade conduz a administração a agir com criatividade para melhorar o ir e vir da população. Nesse sentido, afirma, é necessário não só garantir a fluidez no trânsito, como também melhorar as condições para o tráfego de pedestres e toda a população. “Ter qualidade de vida é também conseguir chegar em casa, depois do trabalho sem ter que enfrentar gargalos e transtornos no trânsito, é vir de um bairro ao centro seguindo por um trânsito ordenado, é ter todos respeitando os locais certos para estacionar, a velocidade máxima permitida nas vias urbanas, e  a nossa missão é fazer de tudo para que as vias de circulação da cidade tenham um fluxo ordenado, então pedimos a compreensão e colaboração de toda a população no sentido de entender e respeitar as mudanças e adequações implementadas, pois foram pensadas e estão em execução para promover melhorias para todos. Sabemos que no início toda mudança gera especulações, para alguns até transtornos, mas nossa gestão é pautada em trabalhar para as pessoas e é isso que estamos fazendo”. Pontuou a prefeita Ana Passos.

Fonte: Ascom